O Tema “Ações Coletivas de Trabalho” encerra o ciclo de Palestras da Federação

A palestra foi ministrada pela Assessora Jurídica da Fetracos-RS, Dr.ª Carmem Pinto.

“Ações coletivas de Trabalho” foi o tema da segunda palestra desta terça-feira, 3 de dezembro, do Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política, ministrada pela Assessora Jurídica da Fetracos-RS, Dr.ª Carmem Pinto.

A mesa de debates foi coordenada pelo Diretor de Formação da Federação, Antenor Federizzi, e composta também pelos sindicalistas e advogados, Tita Jobim, Valdir Lima, Ivone Simas e Patrícia Madruga.

Dr.ª Carmem começou expondo que infelizmente nenhuma faculdade de Direito tem em sua grade curricular o direito coletivo do trabalho, matéria de extrema importância para a área sindical.

“Temos que estar cientes de nossa realidade. A categoria tem problemas, excesso de carga horária, empresários não respeitam as folgas, funcionários trabalham nos domingos, e nós não podemos nos envergar, temos que lutar pelos direitos dos trabalhadores”, argumentou.

Na sequência a advogada do Sindicato dos Comerciários de Pelotas, Patrícia Madruga, fez sua contribuição com tema e falou da interferência do Ministério Público do Trabalho nas ações do sindicato em Pelotas.  ´

Para o diretor Jurídico do Sindec-POA, Valdir Lima, tratar desse tema é fundamental para o fortalecimento da Federação.

“Aqui todos estamos aprendendo, essa caminhada sindical é uma surpresa a cada dia, a nossa obrigação é defender uma categoria e buscar meios para nos qualificarmos para isso”, afirmou. Depois dos questionamentos dos dirigentes, a Dr.ª Carmem Pinto fez suas considerações finais agradecendo a todos e reiterando a importância dos debates.

“É muito importante que se traga para a Fetracos-RS esse assunto de coletividade para que fiquemos cientes do problema de todas as entidades e possamos nos ajudar”, concluiu.