O Tema Ações Coletivas de Trabalho encerra o ciclo de Palestras da Federação
por Gabriella Oliveira | A palestra foi ministrada pela Assessora Jurídica da Fetracos-RS, Dr.ª Carmem Pinto.
Ações coletivas de Trabalho" foi o tema da segunda palestra desta terça-feira, 3 de dezembro, do Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política, ministrada pela Assessora Jurídica da Fetracos-RS, Dr.ª Carmem Pinto.
A mesa de debates foi coordenada pelo Diretor de Formação da Federação, Antenor Federizzi, e composta também pelos sindicalistas e advogados, Tita Jobim, Valdir Lima, Ivone Simas e Patrícia Madruga.
Dr.ª Carmem começou expondo que infelizmente nenhuma faculdade de Direito tem em sua grade curricular o direito coletivo do trabalho, matéria de extrema importância para a área sindical.
Temos que estar cientes de nossa realidade. A categoria tem problemas, excesso de carga horária, empresários não respeitam as folgas, funcionários trabalham nos domingos, e nós não podemos nos envergar, temos que lutar pelos direitos dos trabalhadores", argumentou.
Na sequência a advogada do Sindicato dos Comerciários de Pelotas, Patrícia Madruga, fez sua contribuição com tema e falou da interferência do Ministério Público do Trabalho nas ações do sindicato em Pelotas. ´
Para o diretor Jurídico do Sindec-POA, Valdir Lima, tratar desse tema é fundamental para o fortalecimento da Federação.
Aqui todos estamos aprendendo, essa caminhada sindical é uma surpresa a cada dia, a nossa obrigação é defender uma categoria e buscar meios para nos qualificarmos para isso", afirmou. Depois dos questionamentos dos dirigentes, a Dr.ª Carmem Pinto fez suas considerações finais agradecendo a todos e reiterando a importância dos debates.
É muito importante que se traga para a Fetracos-RS esse assunto de coletividade para que fiquemos cientes do problema de todas as entidades e possamos nos ajudar", concluiu.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.