“O Ministro do Trabalho não vai trair os trabalhadores”, afirma Nogueira em reunião com a Central
Ministro do Trabalho

Sindec participou do encontro no último sábado (13), no Hotel Continental

No último sábado (13) a Força Sindical-RS recebeu o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para uma conversa com os sindicalistas de diversas categorias ligadas à Central sobre as metas do Ministério e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

O encontro foi coordenado pelo presidente em exercício da Central, Marcelo Furtado. Também fizeram parte da mesa de trabalho o vereador Clàudio Janta, representando o legislativo de Porto Alegre e o Diretor Luis Carlos Barbosa, Secretário-adjunto do Ministério do Trabalho.

Furtado agradeceu a presença do Ministro e reforçou que debates sempre são positivos para esclarecer aspectos relevantes para a classe trabalhadora. Na sequência, o vereador Clàudio Janta manifestou o seu contentamento com a representação dos trabalhadores.

“Temos um Ministério do Trabalho que é da base, atuante e comprometido as reais necessidades do trabalhador no Brasil. Isso é uma conquista inestimável para nós, do movimento sindical, que tanto reivindicamos condições de diálogo nos governos e hoje podemos contar com um órgão comprometido com o trabalhador”, disse.

Em sua fala, Nogueira assegurou que está descartada a possibilidade de aumentar a jornada de trabalho. Sobre o 13º salário, garantiu que não haverá parcelamento, tão pouco cancelamento. Também asseverou que não haverá possibilidade de fatiamento de férias e alterações no FGTS.

"Nunca falei em reforma trabalhista, mas sim em atualização. Esta atualização diz respeito aos aspectos da linguagem, mas não dos direitos e proteção dos trabalhadores. Direito não se revoga, não se subtrai, se aprimora", enfatizou.

Outro ponto importante é o programa de qualificação profissional em desenvolvimento, que terá os sindicatos como agentes de formação dos trabalhadores. Autônomos, trabalhadores rurais e terceira idade em atividade também serão visados nas ações do Ministério.

Sobre o famigerado “negociado sobre o legislado”, o Ministro foi enfático ao afirmar sua opinião contrária. “Se essa medida prevalecer, então não precisaremos mais de lei, será como queimar a CLT”, analisou.

Já no final da reunião, os dirigentes das entidades tiraram dúvidas pontuais com o Ministro. Nogueira ainda apontou que todas as segundas-feiras o Ministério dará expediente junto à Superintendência Regional do Trabalho e que, além disso, os sindicatos podem recorrer ao diretor Luis Carlos Barbosa, que devido à sua proximidade será a ponte entre as entidades e o Ministério.