
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

No último sábado (13) a Força Sindical-RS recebeu o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para uma conversa com os sindicalistas de diversas categorias ligadas à Central sobre as metas do Ministério e a garantia dos direitos dos trabalhadores.
O encontro foi coordenado pelo presidente em exercício da Central, Marcelo Furtado. Também fizeram parte da mesa de trabalho o vereador Clàudio Janta, representando o legislativo de Porto Alegre e o Diretor Luis Carlos Barbosa, Secretário-adjunto do Ministério do Trabalho.
Furtado agradeceu a presença do Ministro e reforçou que debates sempre são positivos para esclarecer aspectos relevantes para a classe trabalhadora. Na sequência, o vereador Clàudio Janta manifestou o seu contentamento com a representação dos trabalhadores.
Temos um Ministério do Trabalho que é da base, atuante e comprometido as reais necessidades do trabalhador no Brasil. Isso é uma conquista inestimável para nós, do movimento sindical, que tanto reivindicamos condições de diálogo nos governos e hoje podemos contar com um órgão comprometido com o trabalhador", disse.
Em sua fala, Nogueira assegurou que está descartada a possibilidade de aumentar a jornada de trabalho. Sobre o 13º salário, garantiu que não haverá parcelamento, tão pouco cancelamento. Também asseverou que não haverá possibilidade de fatiamento de férias e alterações no FGTS.

Nunca falei em reforma trabalhista, mas sim em atualização. Esta atualização diz respeito aos aspectos da linguagem, mas não dos direitos e proteção dos trabalhadores. Direito não se revoga, não se subtrai, se aprimora", enfatizou.
Outro ponto importante é o programa de qualificação profissional em desenvolvimento, que terá os sindicatos como agentes de formação dos trabalhadores. Autônomos, trabalhadores rurais e terceira idade em atividade também serão visados nas ações do Ministério.
Sobre o famigerado "negociado sobre o legislado", o Ministro foi enfático ao afirmar sua opinião contrária. "Se essa medida prevalecer, então não precisaremos mais de lei, será como queimar a CLT", analisou.
Já no final da reunião, os dirigentes das entidades tiraram dúvidas pontuais com o Ministro. Nogueira ainda apontou que todas as segundas-feiras o Ministério dará expediente junto à Superintendência Regional do Trabalho e que, além disso, os sindicatos podem recorrer ao diretor Luis Carlos Barbosa, que devido à sua proximidade será a ponte entre as entidades e o Ministério.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.