Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Novo ministro do Trabalho apoia jornada menor

por |
A redução significa quatro horas a menos por semana ou 45 minutos por dia, de segunda a sexta-feira.

O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), apoia a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A proposta é uma demanda antiga das centrais sindicais, que podem ter mais apoio para mudar a lei. Ontem aconteceu a primeira reunião entre as centrais e o ministro, que tomou posse no último dia 3.

Segundo um estudo do Dieese publicado em 2010, a jornada de 40 horas semanais poderia gerar mais de 2,5 milhões de postos de trabalho. O levantamento aponta que o aumento da produtividade do trabalho entre os anos de 1988 e 2008 está em torno de 84%, segundo dados do IBGE, para a indústria de transformação. E o salário médio real, nos últimos anos, não apresentou significativa expansão. Com isso, aumento no custo total da produção seria de apenas 1,99%.

A redução significa quatro horas a menos por semana ou 45 minutos por dia, de segunda a sexta-feira.

Em artigo publicado em seu blog Brizola Neto usa o estudo do Dieese para apoiar a redução da jornada. De acordo o texto, "a jornada de trabalho está relacionada à qualidade de vida. Longas jornadas, com excesso de horas extras, podem elevar produção, mas, além de reduzir a produtividade, adoecem o trabalhador e tiram tempo do seu relacionamento social com a familia e os amigos".

Fonte: Folha de SP

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias