Novo ministro do Trabalho apoia jornada menor

A redução significa quatro horas a menos por semana ou 45 minutos por dia, de segunda a sexta-feira.

O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), apoia a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A proposta é uma demanda antiga das centrais sindicais, que podem ter mais apoio para mudar a lei. Ontem aconteceu a primeira reunião entre as centrais e o ministro, que tomou posse no último dia 3.

Segundo um estudo do Dieese publicado em 2010, a jornada de 40 horas semanais poderia gerar mais de 2,5 milhões de postos de trabalho. O levantamento aponta que o aumento da produtividade do trabalho entre os anos de 1988 e 2008 está em torno de 84%, segundo dados do IBGE, para a indústria de transformação. E o salário médio real, nos últimos anos, não apresentou significativa expansão. Com isso, aumento no custo total da produção seria de apenas 1,99%.

Em artigo publicado em seu blog Brizola Neto usa o estudo do Dieese para apoiar a redução da jornada. De acordo o texto, "a jornada de trabalho está relacionada à qualidade de vida. Longas jornadas, com excesso de horas extras, podem elevar produção, mas, além de reduzir a produtividade, adoecem o trabalhador e tiram tempo do seu relacionamento social com a familia e os amigos".

Fonte: Folha de SP