Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Novo ministro do Trabalho apoia jornada menor
por Jousi Quevedo |
O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), apoia a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A proposta é uma demanda antiga das centrais sindicais, que podem ter mais apoio para mudar a lei. Ontem aconteceu a primeira reunião entre as centrais e o ministro, que tomou posse no último dia 3.
Segundo um estudo do Dieese publicado em 2010, a jornada de 40 horas semanais poderia gerar mais de 2,5 milhões de postos de trabalho. O levantamento aponta que o aumento da produtividade do trabalho entre os anos de 1988 e 2008 está em torno de 84%, segundo dados do IBGE, para a indústria de transformação. E o salário médio real, nos últimos anos, não apresentou significativa expansão. Com isso, aumento no custo total da produção seria de apenas 1,99%.
A redução significa quatro horas a menos por semana ou 45 minutos por dia, de segunda a sexta-feira.
Em artigo publicado em seu blog Brizola Neto usa o estudo do Dieese para apoiar a redução da jornada. De acordo o texto, "a jornada de trabalho está relacionada à qualidade de vida. Longas jornadas, com excesso de horas extras, podem elevar produção, mas, além de reduzir a produtividade, adoecem o trabalhador e tiram tempo do seu relacionamento social com a familia e os amigos".
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.