Nova tarifa de ônibus de Porto Alegre sobe para R$ 3,75 na segunda
Ligiane Brondani
ônibus durante trajeto em Porto Alegre

Aumento de 15,38% foi anunciado pela prefeitura nesta sexta-feira.

O novo sistema de transporte de Porto Alegre começa a operar na segunda-feira com nova tarifa: o valor passa dos atuais R$ 3,25 para R$ 3,75 nos ônibus da Capital e de R$ 4,85 para R$ 5,60 nos lotações — um aumento de 15,38%. O anúncio, que acompanha o início da operação de 296 coletivos com nova pintura, acontece após a realização da primeira licitação do transporte público da Capital.

O cálculo leva em conta o menor valor definido no ato da abertura das propostas das empresas, em julho de 2015, acrescidos da inflação (IPCA) dos últimos sete meses e do dissídio dos rodoviários. O reajuste de 11,81% no salário da categoria, o maior entre as capitais brasileiras, pesou na definição do aumento das passagens, segundo a prefeitura, já que o salário dos rodoviários representa 46,49% do total cobrado dos passageiros.

Os novos valores foram definidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a partir de cálculos técnicos, de acordo com o diretor-presidente Vanderlei Cappellari. O custo da necessidade de ter ar-condicionado em toda a frota de ônibus, apontada pela população em reuniões do Orçamento Participativo, também influiu no cálculo.

Ao anunciar o início da operação dos novos coletivos, o prefeito exaltou o novo sistema de transporte, destacando o maior número de ônibus com ar-condicionado (serão o equivalente a 37% da frota), as novas linhas (T12 e T13) e os novos veículos articulados, além da menor ocupação de passageiros por metro quadrado, prevista na licitação para evitar a superlotação dos coletivos.

– Com os novos ônibus, a cidade dará um salto de qualidade no serviço de transporte público – disse Fortunati.

Todos os 296 ônibus que passam a circular a partir de segunda estão equipados com ar-condicionado e adaptados para acessibilidade. Apenas 12 deles, porém, são realmente novos na frota: os demais substituem veículos antigos ou correspondem a novas pinturas em ônibus já adquiridos.

Em três anos, o total de ônibus a mais na frota somará 72 veículos. Com os novos coletivos, Porto Alegre passará a contar com um total de 1.715 ônibus em 2016. Em três anos, outros 72 veículos deverão ser incluídos. O prefeito fez o anúncio do início das operações do novo sistema de transporte público em evento no Largo Glênio Peres, no centro da Capital, e disse que o novo modelo de ônibus "é uma conquista para a cidade".

Principais mudanças

A partir do início da operação, 25% da frota de cada consórcio terá que estar equipada com ar-condicionado — percentual que deve subir para 90% até 2020. Em até 10 anos, a expectativa é ter 100% dos ônibus deverão contar com o equipamento. A adesivagem com o novo layout nos ônibus que já rodam na Capital será feita de forma gradual: inicialmente, circularão coletivos com as pinturas novas e antigas nas mesmas regiões.

A expectativa é que a lotação dos coletivos seja menor, já que a licitação prevê a diminuição de seis para quatro passageiros por metro quadrado (m²). A frota também terá mais ônibus articulados, saindo dos atuais 130 veículos para um total de 175 — aumento de 35%.

Será também criado o Conselho dos Usuários, a ser instituído nos primeiros meses de contrato para que a população possa fazer o acompanhamento por linha e fiscalizar o cumprimento do contrato. O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) seguirá acompanhando o serviço e analisando os pedidos de aumento das tarifas.

Com nova identidade visual, os veículos terão cores de acordo com as regiões de destino para os passageiros: o azul será destinado às linhas que atendem a zona Norte da cidade; o verde, para a região Leste; o vermelho, para Sul, e o amarelo corresponderá aos trajetos da Carris.

Zero Hora