Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Nota técnica Dieese 116: O mercado de trabalho formal brasileiro - Resultados da Rais 2011
por Jousi Quevedo | Entre 2010 e 2011, apenas o Centro-Oeste registrou taxa de crescimento similar à verificada entre 2010 e 2009 (6,0% e 6,2%, respectivamente). Nas demais regiões, o crescimento do emprego formal, em 2011, foi inferior ao observado em 2010.
Esta Nota Técnica tem como objetivo apresentar os resultados de 2011 da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais-MTE), recentemente divulgados. Para isso, toma como base os indicadores de mercado de trabalho formal utilizados no capítulo 4 do livro A Situação do Trabalho no Brasil na Primeira
Década dos Anos 2000, produzido pelo DIEESE. A Nota considera as tendências e trajetórias evidenciadas na publicação, para 2000 a 2009, atualizando os indicadores e, em alguns casos, oferece novas leituras para o mesmo indicador, para os anos de 2010 e 2011, com o objetivo de caracterizar tendências nesse período.
Como a Nota visa dar continuidade às discussões presentes neste capítulo do livro, ela mantém a mesma divisão analítica adotada para ele, estruturada em duas partes. Na primeira, o estoque dos empregos é analisado com foco na composição geográfica para Brasil, grandes regiões e unidades da Federação. A segunda parte discute a qualidade dos postos gerados.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.