Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Nota técnica Dieese 116: O mercado de trabalho formal brasileiro - Resultados da Rais 2011
por Jousi Quevedo | Entre 2010 e 2011, apenas o Centro-Oeste registrou taxa de crescimento similar à verificada entre 2010 e 2009 (6,0% e 6,2%, respectivamente). Nas demais regiões, o crescimento do emprego formal, em 2011, foi inferior ao observado em 2010.
Esta Nota Técnica tem como objetivo apresentar os resultados de 2011 da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais-MTE), recentemente divulgados. Para isso, toma como base os indicadores de mercado de trabalho formal utilizados no capítulo 4 do livro A Situação do Trabalho no Brasil na Primeira
Década dos Anos 2000, produzido pelo DIEESE. A Nota considera as tendências e trajetórias evidenciadas na publicação, para 2000 a 2009, atualizando os indicadores e, em alguns casos, oferece novas leituras para o mesmo indicador, para os anos de 2010 e 2011, com o objetivo de caracterizar tendências nesse período.
Como a Nota visa dar continuidade às discussões presentes neste capítulo do livro, ela mantém a mesma divisão analítica adotada para ele, estruturada em duas partes. Na primeira, o estoque dos empregos é analisado com foco na composição geográfica para Brasil, grandes regiões e unidades da Federação. A segunda parte discute a qualidade dos postos gerados.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.