
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
De acordo com a Sondagem de Serviços, divulgada pela FGV, a confiança dos empresários do setor apresentou alta de 2,1% entre janeiro e fevereiro, resultado do acréscimo de 2,2% no Índice de Expectativas (IE-S) e 2,0% no Índice de Situação Atual (ISA-S). Já na comparação com igual período de 2011, a Confiança de Serviços caiu 3,2%, queda superior à verificada em janeiro, na mesma base de comparação (-1,0%). A retração do ICS, em relação ao ano passado, é reflexo de perspectivas menos favoráveis dos empresários em relação ao momento presente.
Acerca do ISA-S, o quesito que mede o volume de demanda atual apresentou retração de 9,8%, sendo, portanto, o que mais influenciou para a queda entre fev/11 e fev/12. Do total de empresas consultadas, 20,8% consideram a demanda atual forte, frente a 25,9% em fevereiro do ano anterior. Com relação ao aumento verificado no IE-S, ainda na comparação interanual, o principal responsável pelo aumento foi o indicador do nível de demanda para os próximos três meses, cuja expansão no período foi de 2,1%. Para esse indicador, a parcela de empresas que prevêem crescimento na demanda cresceu de 50,3% em fevereiro do ano anterior para 53,7%.
Em termos de setores, em relação a fevereiro de 2011, somente Serviços de Limpeza em Prédios, Domicílios e Outros Serviços Prestados às Empresas registrou acréscimo na confiança (3,3%). Os demais setores apresentaram queda, com destaque para: Serviços de Alojamento (-13,3%), Outras Atividades de Serviços (-9,4%), Atividades Jurídicas, Contábeis e de Assessoria Empresarial (-6,9%) e Serviços de Manutenção e Reparação (-6,3%).
A retração do ICS em relação a igual período de 2011 é determinada, em grande parte, pela desaceleração da atividade econômica, tal como evidenciado pela queda expressiva no indicador de demanda atual. Para os próximos meses deveremos observar melhoria no indicador, em linha com a recuperação da atividade econômica, cujas projeções apontam para um ritmo um pouco mais intenso de expansão a partir do segundo semestre. Por fim, cabe destacar que, apesar do patamar inferior ao início de 2011, o ICS está em 129,6 pontos, o que revela otimismo por parte dos empresários do setor.
Fonte: Fecomércio
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.