No Estado, famílias começam o ano com perspectiva de consumo menos favorável

As famílias gaúchas iniciam o ano de 2012 com ligeira queda na confiança e perspectiva de consumo. É o que mostram os resultados de janeiro do ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas), que marcou 113,8 pontos, resultado abaixo de dezembro de 2011 (114,4 pontos) e ainda com queda significativa na comparação com janeiro passado (134,6 pontos). O índice é calculado pela CNC e está sendo divulgado nesta quinta-feira (19) pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).

O resultado do indicador se manteve estável, seguindo em patamares otimistas, mesmo que inferior ao resultado do mesmo período do ano passado. Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, esse comportamento é coerente com a conjuntura econômica, visto que o ano atual se inicia com perspectivas menos positivas do que em 2011.

O desempenho do ICF-RS refletiu movimentos bastante distintos de seus componentes. Enquanto emprego atual, perspectiva profissional, nível de consumo atual e momento para duráveis apresentaram elevação, renda atual, perspectiva de consumo e acesso ao crédito apresentaram redução na comparação com o mês anterior.

Na decomposição por renda familiar, a queda do indicador foi puxada pelas famílias com renda até 10 salários mínimos (S.M.), para as quais o indicador caiu de 111,4 pontos em dez/11 para 108,6 pontos em jan/12 (-2,8%). Para as famílias com renda superior a 10 S.M., a confiança apresentou elevação, passando de 127,8 pontos em dez/11 para 135,3 pontos em jan/12 (5,9%).

Veja os resultados de janeiro:

• ICF-RS: 113,8 pontos

• Emprego Atual: 134,2 pontos