No Estado, famílias começam o ano com perspectiva de consumo menos favorável
por Jousi Quevedo | O índice é calculado pela CNC e está sendo divulgado nesta quinta-feira (19) pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).
As famílias gaúchas iniciam o ano de 2012 com ligeira queda na confiança e perspectiva de consumo. É o que mostram os resultados de janeiro do ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas), que marcou 113,8 pontos, resultado abaixo de dezembro de 2011 (114,4 pontos) e ainda com queda significativa na comparação com janeiro passado (134,6 pontos). O índice é calculado pela CNC e está sendo divulgado nesta quinta-feira (19) pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).
O resultado do indicador se manteve estável, seguindo em patamares otimistas, mesmo que inferior ao resultado do mesmo período do ano passado. Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, esse comportamento é coerente com a conjuntura econômica, visto que o ano atual se inicia com perspectivas menos positivas do que em 2011.
O desempenho do ICF-RS refletiu movimentos bastante distintos de seus componentes. Enquanto emprego atual, perspectiva profissional, nível de consumo atual e momento para duráveis apresentaram elevação, renda atual, perspectiva de consumo e acesso ao crédito apresentaram redução na comparação com o mês anterior.
Na decomposição por renda familiar, a queda do indicador foi puxada pelas famílias com renda até 10 salários mínimos (S.M.), para as quais o indicador caiu de 111,4 pontos em dez/11 para 108,6 pontos em jan/12 (-2,8%). Para as famílias com renda superior a 10 S.M., a confiança apresentou elevação, passando de 127,8 pontos em dez/11 para 135,3 pontos em jan/12 (5,9%).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.