Neste começo de ano, gaúchos estão menos dispostos ao consumo
por Jousi Quevedo | A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta segunda-feira (05) pela Fecomércio-RS marcou 119,4 pontos, em um score que vai de zero até 200 pontos sendo considerado pessimismo abaixo de 100 e otimismo acima de 100.
A análise dos sete quesitos que formam a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do RS (ICF-RS) para o mês de fevereiro mostra que o consumidor gaúcho permanece confiante, mas em um patamar abaixo do registrado no ano de 2011.
O resultado apresentou alta de 4,9% na comparação com o mês de janeiro, mas permanece em patamar inferior ao resultado de fevereiro de 2011, com uma pontuação 7,4% menor. "Tal comportamento é coerente com a conjuntura econômica, visto que, sem dúvidas, o ano atual inicia com perspectivas menos positivas do que tínhamos no ano anterior", explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.
Quando se analisa a elevação na comparação mensal, De Marchi explica que o resultado foi influenciado pelos componentes relacionados ao mercado de trabalho (emprego atual, perspectiva profissional e renda atual). Já na decomposição por renda familiar, a elevação do ICF-RS foi determinada pelas famílias com renda até dez salários mínimos, para as quais o indicador saiu de 108,6 pontos em jan/12 para 116,1 pontos em fev/12 (6,9%). Em oposição, para as famílias com renda superior a dez salários mínimos, a confiança apresentou queda, passando de 135,3 pontos em jan/12 para 132,6 pontos em fev/12 (-2,0%).
Para ver a pesquisa completa, clique aqui. Para acessar a análise econômica detalhada clique aqui.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.