Mundo sindical.

Navegação principal do site

Neco participa de debate sobre desafios das Américas durante encontro em Lima

por |
Pessoas em pé em fila e na frente pessoas sentadas.
A Comissão Coordenadora de Alternativa Democratica realizou, nos dias 22 e 23 de agosto, encontros sindicais bilaterais com centrais sindicais do Peru. Os encontros contaram com a presença de sindicalistas do Brasil, Colômbia e México.

Durante os dias 22 e 23 de agosto, a delegação de Alternativa Democratica manteve encontros em Lima com as centrais sindicais CSP (Confederação Sindical do Peru), CTP (Confederação de Trabalhadores do Peru), CATP (Confederação Autônoma de Trabalhadores do Peru) e com a CUT (Central Unitária de Trabalhadores do Peru).

Durante os encontros sindicais bilaterais, foi feita uma análise do contexto e da conjuntura na região e os desafios do sindicalismo nas Américas, além da preparação do encontro internacional da Alternativa Democratica, que acontecerá na cidade do México entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. Representando a Força Sindical, esteve presente Nilton Souza da Silva, Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical.

Também estava agendada uma audiência com o sr. José Manuel Salazar, diretor regional da OIT (Organização Internacional do Trabalho)em Lima. Por motivos não justificáveis (provavelmente pressões externas), o sr. Salazar cancelou o encontro, fato que gerou indignação por parte das centrais peruanas e da própria delegação, já que com esta atitude o sr. Salazar, como funcionário da OIT, violou os próprios princípios e normas da Organização. O episódio será denunciado ao diretor-geral da entidade, Cro. Guy Ryder.

A delegação segue hoje para Quito, capital do Equador, para encontros com as centrais equatorianas, a Unasur e a missão permanente das Nações Unidas naquela capital. A delegação é composta por:

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias