Mundo sindical.

Navegação principal do site

Neco participa de debate sobre desafios das Américas durante encontro em Lima

por |
Pessoas em pé em fila e na frente pessoas sentadas.
A Comissão Coordenadora de Alternativa Democratica realizou, nos dias 22 e 23 de agosto, encontros sindicais bilaterais com centrais sindicais do Peru. Os encontros contaram com a presença de sindicalistas do Brasil, Colômbia e México.

Durante os dias 22 e 23 de agosto, a delegação de Alternativa Democratica manteve encontros em Lima com as centrais sindicais CSP (Confederação Sindical do Peru), CTP (Confederação de Trabalhadores do Peru), CATP (Confederação Autônoma de Trabalhadores do Peru) e com a CUT (Central Unitária de Trabalhadores do Peru).

Durante os encontros sindicais bilaterais, foi feita uma análise do contexto e da conjuntura na região e os desafios do sindicalismo nas Américas, além da preparação do encontro internacional da Alternativa Democratica, que acontecerá na cidade do México entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. Representando a Força Sindical, esteve presente Nilton Souza da Silva, Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical.

Também estava agendada uma audiência com o sr. José Manuel Salazar, diretor regional da OIT (Organização Internacional do Trabalho)em Lima. Por motivos não justificáveis (provavelmente pressões externas), o sr. Salazar cancelou o encontro, fato que gerou indignação por parte das centrais peruanas e da própria delegação, já que com esta atitude o sr. Salazar, como funcionário da OIT, violou os próprios princípios e normas da Organização. O episódio será denunciado ao diretor-geral da entidade, Cro. Guy Ryder.

A delegação segue hoje para Quito, capital do Equador, para encontros com as centrais equatorianas, a Unasur e a missão permanente das Nações Unidas naquela capital. A delegação é composta por:

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

Carregando as notícias