
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Segundo Neco, secretário-geral da ADS, Secretário de Relações Internacionais da Central e Presidente do Sindec-POA, o principal objetivo foi debater, com todas as centrais sindicais, de diversas tendências na Europa, a conjuntura atual no Brasil, a crise econômica internacional e a crise de liderança no sindicalismo internacional na CSI, além da importância da ADS nas Américas.
Na Itália, Neco manteve reuniões com o secretário-geral da UIL, Carmelo Barbagalo, e com o secretário internacional da CISL, Juliano Giuseppe. Na França os encontros foram com a secretária internacional da Força Ouvrière, cra. Andree Thomas, e representantes da Federação da Construção Civil filiados à FO, finalizando com visita à sede da CFDT, onde manteve reunião com o secretário internacional para as Américas da CFDT, cro. Mariano Fandos.
O sindicalista informou aos dirigentes e representantes sindicais europeus sobre a crise política e econômica no Brasil, a gravidade e danos irreparáveis que as propostas de reformas trabalhista e previdenciária podem causar aos(às) trabalhadores(as) e à população brasileira. "A luta da Força Sindical, e a importância da unidade de ação com as outras centrais são fundamentais para impedir a aprovação dessas reformas no Congresso Nacional", afirmou Neco, que destacou a histórica greve do último dia 28 de abril, a Marcha a Brasília, no dia 24 de maio, e as mobilizações do dia 30 de junho.
Sindicalismo internacional
Sobre sindicalismo internacional, Neco manifestou sua preocupação com a profunda crise de liderança sindical internacional na CSI/CSA: "Como consequência da ruptura da unidade na Confederação Sindical das Américas, CSA, nasce inevitavelmente a Alternativa Democrática Sindical das Américas, ADS", salientou.
Para Neco, a atual posição ameaçadora e autoritária da CSI, que propõe a suspensão ou a expulsão de 12 centrais sindicais filiadas, e incentiva e promove o sectarismo e o ódio no movimento sindical internacional, é inaceitável e requer análise e reflexão por parte de todas as entidades afiliadas à CSI. "Estamos sempre abertos ao diálogo, com ideias e propostas na busca de soluções para os problemas dos(as) trabalhadores(as) e para nossos próprios problemas internos no sindicalismo internacional. A época da inquisição e do fascismo faz parte de um passado obscuro", disse Neco.
Ortelio Palacio Cuesta, assessor para assuntos internacionais, também participou dos encontros acompanhando o secretário-geral da ADS.
A delegação da Força Sindical participou em Madrid, Espanha, do importante Congresso de CC. OO. (Comissões Obreiras) daquele país, e encontros bilaterais com outras entidades internacionais.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).