Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Segundo Neco, secretário-geral da ADS, Secretário de Relações Internacionais da Central e Presidente do Sindec-POA, o principal objetivo foi debater, com todas as centrais sindicais, de diversas tendências na Europa, a conjuntura atual no Brasil, a crise econômica internacional e a crise de liderança no sindicalismo internacional na CSI, além da importância da ADS nas Américas.
Na Itália, Neco manteve reuniões com o secretário-geral da UIL, Carmelo Barbagalo, e com o secretário internacional da CISL, Juliano Giuseppe. Na França os encontros foram com a secretária internacional da Força Ouvrière, cra. Andree Thomas, e representantes da Federação da Construção Civil filiados à FO, finalizando com visita à sede da CFDT, onde manteve reunião com o secretário internacional para as Américas da CFDT, cro. Mariano Fandos.
O sindicalista informou aos dirigentes e representantes sindicais europeus sobre a crise política e econômica no Brasil, a gravidade e danos irreparáveis que as propostas de reformas trabalhista e previdenciária podem causar aos(às) trabalhadores(as) e à população brasileira. "A luta da Força Sindical, e a importância da unidade de ação com as outras centrais são fundamentais para impedir a aprovação dessas reformas no Congresso Nacional", afirmou Neco, que destacou a histórica greve do último dia 28 de abril, a Marcha a Brasília, no dia 24 de maio, e as mobilizações do dia 30 de junho.
Sindicalismo internacional
Sobre sindicalismo internacional, Neco manifestou sua preocupação com a profunda crise de liderança sindical internacional na CSI/CSA: "Como consequência da ruptura da unidade na Confederação Sindical das Américas, CSA, nasce inevitavelmente a Alternativa Democrática Sindical das Américas, ADS", salientou.
Para Neco, a atual posição ameaçadora e autoritária da CSI, que propõe a suspensão ou a expulsão de 12 centrais sindicais filiadas, e incentiva e promove o sectarismo e o ódio no movimento sindical internacional, é inaceitável e requer análise e reflexão por parte de todas as entidades afiliadas à CSI. "Estamos sempre abertos ao diálogo, com ideias e propostas na busca de soluções para os problemas dos(as) trabalhadores(as) e para nossos próprios problemas internos no sindicalismo internacional. A época da inquisição e do fascismo faz parte de um passado obscuro", disse Neco.
Ortelio Palacio Cuesta, assessor para assuntos internacionais, também participou dos encontros acompanhando o secretário-geral da ADS.
A delegação da Força Sindical participou em Madrid, Espanha, do importante Congresso de CC. OO. (Comissões Obreiras) daquele país, e encontros bilaterais com outras entidades internacionais.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.