Na Capital, preço da cesta é o maior

A Capital mantém pelo segundo mês consecutivo a cesta básica mais cara do país. Em setembro, os preços dos 13 itens que compõem a cesta de Porto Alegre resultaram em aumento de 0,31%, passando de R$ 271,25 em agosto para R$ 272,09. A taxa em igual mês de 2010 foi de 1,17%. No ano, a cesta acumula alta de 7,91% e nos últimos 12 meses está 11,64% mais cara. Em ambos os casos, os percentuais são superiores à inflação do período. Os dados foram divulgados ontem pela economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Daniela Sandi.

Os produtos in natura estão entre os que mais pressionaram a cesta e oito itens tiveram elevação, entre eles a banana (15,52%) e o arroz (11,61%). Registraram queda o tomate, que ficou 12,92% mais barato, o leite (-1,71%) e o feijão (-1,42%). No ano, oito itens estão mais caros, entre eles o café, que aumentou 14,31%. Quatro produtos ficaram mais baratos, com destaque para o feijão (-9,74%) e para a batata (-6,52%). O óleo foi o único item a não apresentar variação no ano.

Fonte: Correio do Povo