Movimento de cartões cresce 17,7% no 1º trimestre, segundo Abecs

Os cartões de débito e crédito movimentaram R$ 223 bilhões no primeiro trimestre deste ano.

Os cartões de débito e crédito movimentaram R$ 223 bilhões no primeiro trimestre deste ano, montante 17,7% maior que no mesmo intervalo de 2013, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Foram 2,4 bilhões de transações com plásticos nos três primeiros meses do ano, segundo a entidade, 12,5% a mais, na mesma base de comparação.

A expansão, conforme a entidade, está relacionada à contínua substituição de meios de pagamento por parte dos consumidores, bem como à expansão do e-commerce e à entrada de novos nichos de comércio e serviço no sistema de cartões. A representatividade dos cartões no consumo das famílias brasileiras chegou a 28,3% ao final de março, aumento de 2,3 pontos porcentuais em relação ao primeiro trimestre de 2013, de 26%.

Do montante transacionado no primeiro trimestre, o cartão de débito movimentou R$ 80,5 bilhões, crescimento de 22,3% em um ano. A modalidade tem sido mais utilizada, de acordo com a Abecs, pelo brasileiro na hora de pagar suas compras. Foram  1,26 bilhão de transações, aumento de 16,3%, na mesma base de comparação.

"O uso de cartão de débito, além de crescer mais que o de cartão de crédito, se caracteriza por ter maior participação em compras de menor valor, substituindo diretamente o uso de dinheiro de papel nas transações do dia a dia", explica a associação, em nota à imprensa. De janeiro a março, o brasileiro gastou, em média, R$ 63,6 em cada transação com cartão de débito, praticamente metade do tíquete médio do plástico de crédito.

Nos três primeiros meses do ano, os cartões de crédito movimentaram R$ 142,4 bilhões, o que representa um crescimento de 15,2% em relação ao primeiro trimestre de 2013. Esse instrumento foi responsável por 1,13 bilhão de transações no período, aumento de 8,7%, e apresentou tíquete médio de R$ 125,2.

Os gastos de brasileiros no exterior, segundo a Abecs, feitos com cartão de crédito alcançaram R$ 6,59 bilhões no primeiro trimestre, o que representa um aumento de 2,5% ante o mesmo período de 2013. Enquanto isso, o valor gasto por estrangeiros no Brasil, nesses três meses, foi de R$ 3,14 bilhões, expansão de 5,3%.

Fonte: Jornal do Comércio