Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Ministro Brizola Neto discursa na 101 Conferência do Trabalho na OIT

por |
Na plateia, Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais.

A delegação da Força Sindical, liderada por Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais Sindicais e representante dos trabalhadores brasileiros na 101ª Conferência do Trabalho, acompanhou atentamente o discurso do ministro do Trabalho, Brizola Neto, ontem, na sede da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em Genebra (Suíça).

Brizola Neto destacou em seu pronunciamento a adoção do Trabalho Decente como "centro das políticas econômicas e das estratégias de desenvolvimento", e a futura realização da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente no Brasil, considerada por ele como "o ponto culminante de uma longa e profunda discussão entre governos, trabalhadores e empregadores sobre as questões fundamentais do mundo do trabalho".

A aprovação brasileira à recomendação para a adoção do chamado Piso de Proteção Social, pela universalização da seguridade social em todo o mundo, também foi destaque em seu discurso.

Ele disse também que o governo brasileiro vem priorizando o emprego para a juventude através da qualificação profissional. "Mesmo com a crise mundial, de 2008 para cá, nove milhões de postos de trabalho foram criados no Brasil", enfatizou.

Brizola Neto falou ainda sobre a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, e da realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil. "Ambos os eventos vão gerar desenvolvimento urbano, renda e oportunidades com a expectativa de melhorar a qualidade de vida de cerca de 200 milhões de brasileiros".

No final, o ministro sublinhou: "Não há mundo digno se não houver trabalho digno".

Motta, ao lado do secretário de Relações Internacionais da Força e membro da OIT, Nilton Neco, e demais dirigentes da Central, cumprimentaram o ministro pelo seu pronunciamento.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fecomerciários-SP

Notícias

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Sindec Porto Alegre empossa nova Diretoria e lança nova marca em cerimônia solene

Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.

Sindec conclui negociação e garante aumento real para a categoria comerciária

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.

Funcionamento do comércio no 2º turno de eleição

Empresas não podem abrir sem acordo.

Funcionamento do comércio no domingo de eleição

Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.

Referendo da Assembleia é concluído e categoria aprova a pauta de reinvindicação

Foram coletados 7662 votos no comércio.

Sindec-POA assina Convenção Coletiva e garante direitos para comerciários de concessionárias

O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Campanha Salarial do Sindec é lançada e busca valorização do comerciário

Comerciário valorizado, comércio fortalecido é o tema desse ano.

Assembleia vai marcar o início da Campanha Salarial dos comerciários

Assembleia acontece na próxima quinta-feira (29) no formato híbrido.

Comerciários elegem nova diretoria do Sindec-POA com 96% de aprovação

O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.