Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Ministro Brizola Neto discursa na 101 Conferência do Trabalho na OIT
por Jousi Quevedo |
A delegação da Força Sindical, liderada por Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais Sindicais e representante dos trabalhadores brasileiros na 101ª Conferência do Trabalho, acompanhou atentamente o discurso do ministro do Trabalho, Brizola Neto, ontem, na sede da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em Genebra (Suíça).
Brizola Neto destacou em seu pronunciamento a adoção do Trabalho Decente como "centro das políticas econômicas e das estratégias de desenvolvimento", e a futura realização da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente no Brasil, considerada por ele como "o ponto culminante de uma longa e profunda discussão entre governos, trabalhadores e empregadores sobre as questões fundamentais do mundo do trabalho".
A aprovação brasileira à recomendação para a adoção do chamado Piso de Proteção Social, pela universalização da seguridade social em todo o mundo, também foi destaque em seu discurso.
Ele disse também que o governo brasileiro vem priorizando o emprego para a juventude através da qualificação profissional. "Mesmo com a crise mundial, de 2008 para cá, nove milhões de postos de trabalho foram criados no Brasil", enfatizou.
Brizola Neto falou ainda sobre a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, e da realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil. "Ambos os eventos vão gerar desenvolvimento urbano, renda e oportunidades com a expectativa de melhorar a qualidade de vida de cerca de 200 milhões de brasileiros".
No final, o ministro sublinhou: "Não há mundo digno se não houver trabalho digno".
Motta, ao lado do secretário de Relações Internacionais da Força e membro da OIT, Nilton Neco, e demais dirigentes da Central, cumprimentaram o ministro pelo seu pronunciamento.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fecomerciários-SP
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.