Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Ministério comunicará o direito ao saque do PIS/Pasep
por Gabriella Oliveira | Cerca de 1,9 milhão de trabalhadores ainda não retiraram o abono salarial a que têm direito, no valor de um salário mínimo.
Cerca de 1,9 milhão de trabalhadores ainda não retiraram o abono salarial a que têm direito, no valor de um salário mínimo (R$ 678,00). O Ministério do Trabalho encaminhará correspondência a esses trabalhadores para que se encaminhem a uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso de direito ao Programa de Integração Social (PIS), ou do Banco do Brasil, para quem tem direito ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para efetuar o saque.
Têm direito ao benefício o trabalhador com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior e que tenha recebido em média até dois salários mínimos. Deve também estar inscrito em um dos programas (PIS-Pasep) há pelo menos cinco anos e ter sua relação empregatícia informada corretamente pelo empregador à Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O Sudeste concentra o maior número de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício relativo ao exercício 2012/2013 (983.732). O Sul fica em segundo lugar (319.267), seguido do Nordeste (281.928), Centro-Oeste (186.171) e Norte (133.235).
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.