Micro e pequenas empresas puxam crescimento de emprego

As micros e pequenas empresas são responsáveis pelo aumento do número de postos de trabalho criados no País. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em dez meses o percentual de participação dos pequenos negócios na criação de empregos no Brasil aumentou de cerca de 66% para 81%.

Neste ano, até o mês de outubro, a análise mostra que já foram criados 1,9 milhão de empregos em todo País. Desses, 1,4 milhão foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que corresponde a 80% do total de vagas abertas em 2011.

Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, o Sebrae apurou que, em 2010, foram criados 2,136 milhões de postos de trabalho e, desse total, somente os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 1,6 milhão de empregos com Carteira assinada.

De acordo com o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Antônio Valdir de Oliveira, os pequenos negócios formam a base do crescimento econômico, por necessitarem de mais mão de obra. Para ele, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e sua regulamentação nos Estados possibilitaram o aumento da oferta de emprego no País.

Mais informações:

www.sebrae.com.br