Mesmo com tecnologias trabalho em equipe é diferencial
Jousi Quevedo

Segundo especialistas em RH, apenas a forma de se trabalhar em grupo mudou. Saber realizar projetos em equipe continua sendo tão, ou mais, importante para o desenvolvimento profissional.

Utilizar o e-mail corporativo, sistemas de comunicação internos ou falar ao telefone são meios de agilizar o trabalho e aumentar a produção. É desta forma que os profissionais dão andamento nos projetos desenvolvidos em equipe. Atualmente, a política empresarial faz com que o contato físico com os demais colegas sejam estreitados pelas novas tecnologias.

No entanto, segundo especialistas em Recursos Humanos, apenas a forma de se trabalhar em grupo mudou. Saber realizar projetos em equipe continua sendo tão, ou mais, importante para o desenvolvimento profissional.

"O ritmo de vida e os curtos prazos estabelecidos para se concluir trabalhos (devido a concorrência cada vez mais acirrada no mercado), exige que as empresas criem formas mais rápidas de interação. No entanto, o relacionamento interpessoal entre os funcionários conta muito no momento de promoção. É essencial saber trabalhar com as pessoas, afinal de contas, o sucesso empresarial depende do conjunto", avalia a consultora da Gelre, empresa de Recursos Humanos, Maria de Fátima e Silva.

A gerente de projetos do Grupo Foco, empresa de gestão em recursos humanos, Tatiana Penteado, compartilha da mesma posição. Para ela, o profissional que deseja conquistar bom lugar no mercado de trabalho precisa ter duas importantes qualidades: saber trabalhar em grupo e sob pressão.

"As companhias, sejam nacionais ou multinacionais, não têm tempo a perder. A criatividade nos trabalhos executados, a rapidez no momento de resolver os problemas e saber trabalhar em conjunto com os demais colaboradores faz toda a diferença."

Segundo ela, mesmo com as ferramentas que a tecnologia disponibiliza nos dias de hoje, nada substitui o contato presencial. "Não é a toa que no mundo corporativo é necessário reuniões, discussões com os funcionários presentes. Mas os encontros são pontuais, e ao longo dos dias, os projetos são agilizados por meio dos contatos virtuais. E isso é muito positivo. Vale a pena equilibrar esta balança", afirma Tatiana.

Fonte: Diário do Grande ABC

Voltar pro topo