Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Mercado prevê crescimento do PIB abaixo de 2% em 2014
por Gabriella Oliveira | Boletim Focus divulgado nesta segunda pelo Banco Central estima Selic em 10,5% ao final de 2014.
Se o desempenho da economia brasileira não foi dos melhores em 2013, a previsão do mercado para 2014 é ainda menos otimista: o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, mostra que os analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) preveem crescimento de 1,95% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano. A estimativa anterior, divulgada em 30 de dezembro, era de 2%. A previsão para o crescimento em 2013 também diminuiu – de 2,3% para 2,28%.
Já as projeções para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2013 subiram de 5,73% para 5,74%. Para 2014, a projeção passou de 5,98% para 5,97%.
As projeções estão distantes do centro da meta de inflação estabelecido pelo governo (4,5%) e abaixo do limite superior (6,5%). É função do BC fazer com que a inflação convirja para o centro da meta.
Um dos instrumentos usados pelo BC para influenciar a atividade econômica e, por consequência, a inflação, é a taxa básica de juros, a Selic. Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
No ano passado, o Copom elevou a Selic em 2,75 pontos percentuais. A taxa encerrou 2013 em 10% ao ano. A expectativa das instituições financeiras é que na reunião do comitê, neste mês, a Selic seja elevada em 0,25 ponto percentual e, posteriormente, haja novo ajuste em igual patamar. Assim, a taxa deve terminar 2014 em 10,50% ao ano.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.