Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Mercado prevê crescimento do PIB abaixo de 2% em 2014
por Gabriella Oliveira | Boletim Focus divulgado nesta segunda pelo Banco Central estima Selic em 10,5% ao final de 2014.
Se o desempenho da economia brasileira não foi dos melhores em 2013, a previsão do mercado para 2014 é ainda menos otimista: o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, mostra que os analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) preveem crescimento de 1,95% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano. A estimativa anterior, divulgada em 30 de dezembro, era de 2%. A previsão para o crescimento em 2013 também diminuiu – de 2,3% para 2,28%.
Já as projeções para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2013 subiram de 5,73% para 5,74%. Para 2014, a projeção passou de 5,98% para 5,97%.
As projeções estão distantes do centro da meta de inflação estabelecido pelo governo (4,5%) e abaixo do limite superior (6,5%). É função do BC fazer com que a inflação convirja para o centro da meta.
Um dos instrumentos usados pelo BC para influenciar a atividade econômica e, por consequência, a inflação, é a taxa básica de juros, a Selic. Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
No ano passado, o Copom elevou a Selic em 2,75 pontos percentuais. A taxa encerrou 2013 em 10% ao ano. A expectativa das instituições financeiras é que na reunião do comitê, neste mês, a Selic seja elevada em 0,25 ponto percentual e, posteriormente, haja novo ajuste em igual patamar. Assim, a taxa deve terminar 2014 em 10,50% ao ano.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.