Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Mercado de trabalho puxa vendas de supermercados, aponta IBGE
por Gabriella Oliveira |
O setor de hipermercados e supermercados registrou forte crescimento em janeiro, influenciado pelo aumento na renda do trabalhador e na estabilidade do emprego. A alta nas vendas foi de 1,4% em relação a dezembro, o maior aumento desde janeiro de 2012, quando cresceu 7,7%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, há várias razões que explicam o bom desempenho do setor, a despeito da pressão de aumentos de preços de produtos alimentícios.
– São produtos de primeira necessidade, teve aumento de renda. É início de ano, com férias, 13º salário, as pessoas estão com um pouco mais de dinheiro – enumerou Pereira.
O gerente do IBGE lembrou que, em 12 meses, houve um aumento de preços de 12% na alimentação no domicílio pelo IPCA e apontou que o setor está crescendo mais forte que a inflação média. Na comparação com janeiro de 2012, o segmento de supermercados e hipermercados puxou a expansão de 5,9% nas vendas no varejo. A alta de 3,4% nas vendas do setor correspondeu a 29,5% da taxa do varejo no período.
– A alimentação responde por 30% da taxa porque o peso dessa atividade é muito alto – lembrou Pereira.
O segundo maior impacto para a taxa do varejo em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior foi da atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com crescimento de 13,9%, o equivalente a uma contribuição de 22,3% para as vendas no varejo. Em seguida, o segmento de móveis e eletrodomésticos teve impacto de 13,4% para o crescimento do varejo, com aumento de 5,8% nas vendas.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.