Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Medidas contra a desindustrialização anunciadas pelo governo são tímidas, mas demonstram vontade para enfrentar o problema
por Jousi Quevedo | As ações são insuficientes diante do tamanho e do número de setores também importantes para a economia que estão sendo atingidos pela crise e a desindustrialização.
As medidas anunciadas hoje pela presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foram consideradas tímidas pelos representantes dos trabalhadores presentes no ato na manhã desta terça-feira em Brasília.
A principal crítica dos sindicalistas é que as medidas anunciadas são voltadas apenas para 19 segmentos industriais, enquanto o país tem muito mais. Por isso as ações são insuficientes diante do tamanho e do número de setores também importantes para a economia que estão sendo atingidos pela crise e a desindustrialização.
Ainda assim as medidas sinalizam a disposição e abertura do governo em enfrentar o problema. O anúncio também fortalece a ideia da ampliação da mobilização dos trabalhadores para garantir medidas mais profundas e eficazes.
A maior novidade foi apresentada pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, ao falar da instalação de 19 Conselhos de Competitividade.
Para o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, faltou, por exemplo, o governo isentar o IR da participação nos lucros e baixar o spreed bancário.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.