Marcha e missa pelas mulheres emocionam participantes no Centro de Porto Alegre

Passeata realizada no Centro de Porto Alegre reuniu cerca de mil pessoas.

As mulheres receberam e protagonizaram, na manhã desta quarta-feira, uma homenagem organizada pela Força Sindical-RS, Fetracos e Sindec-POA. Uma ****passeata foi realizada no Centro de Porto Alegre com cerca de mil pessoas.

A concetração começou às 9h na sede da Força Sindical-RS, onde todos os participantes foram presenteados com camisetas e convidados a participar da programação em alusão ao dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A atividade aconteceu no dia de hoje em função do carnaval.

Liderada pelo presidente da Força Sindical-Rs e da Fetracos, Clàudio Janta, a caminhada foi animada por tambores, faixas, distribuição de leques, calendários e panfletos durante o trajeto. Comerciários, transeuntes e trabalhadores foram saudados e pararam para ver a marcha passar que passou pelas avenida Alberto Bins, ruas Dr. Flores, General Vitorino, Rua da Praia e Vigário José Inácio.

"As mulheres estão conquistando espaço e são maioria, precisam ter seus direitos respeitados. As mulheres são amigas, mães, dentistas, comerciárias,  filhas e avós, são protagonistas chave em nossas vidas", afirmou Janta.

O hino entoado para chamar a atenção da sociedade teve o seguinte refrão: "Quem ama não mata, não humilha e não maltrata", cantada por todos. O diretor da Força Sindical e do Sindec, Luís Carlos Barbosa, elogiou a beleza da passeata e disse que a política deve envolver e abrir espaço para as mulheres.

O vereador de Charqueadas, Arisnei Rocha, participou do trajeto e destacou no seu discurso o papel da mulher na sociedade, afirmando que a classe tem que ser valorizada.

No final da caminhada puxada por carro de som, centenas de mulheres e homens lotaram a missa na Igreja do Rosário rezada pelo Dia da Mulher.

Mulheres que participaram da marcha, funcionárias e filiadas do sindicato e da central, além de diretores e o presidente da Força, participaram da realização da cerimônia religiosa. A missa foi rezada por todas as mães, trabalhadoras, jovens e crianças. Clàudio Janta lembrou da força do amor feminino, emocionando as presentes e os convidados.