Lula sanciona reajuste para aposentados
Renata Germano

7,7% para os aposentados.

A confirmação pelo presidente Lula do reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham valores acima de um salário mínimo, ratificando a decisão do Congresso Nacional, é uma clara demonstração de sensibilidade social para todos aqueles trabalhadores que dedicaram uma grande parcela de suas vidas na construção deste País.  O aumento é uma conquista do movimento sindical e uma derrota para os tecnocratas de alguns setores do governo que desejavam um reajuste bem menor.

Vale lembrar que este reajuste é oriundo da Emenda Parlamentar do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que aumenta as aposentadorias de acordo com o resultado da soma de 80% do PIB mais a inflação, resultando em 7,7%. Destacamos ainda que esta medida, sancionada hoje, irá beneficiar 8,35 milhões de aposentados e injetará 6,7 bilhões na economia brasileira em 2010, fomentando o consumo, a produção e a geração de empregos.  A Emenda do deputado Paulinho significa um aumento real de 4,12%.

A direção da Força Sindical, juntamente com o Sindicato Nacional dos Aposentados, ressalta que continuará lutando pela recomposição do poder de compra dos aposentados e pensionistas.  Com o veto ao fim do Fator Previdenciário, a Força Sindical irá sugerir ao governo a instalação de uma Comissão Especial para discutir mecanismos que venham a substituir o atual Fator, que consideramos uma perversidade para os trabalhadores brasileiros.

***Miguel Torres

Presidente em exercício da Força Sindical***