Liquida Porto Alegre pode ter superado a meta de vendas

CDL projeta incremento de 8% sobre as vendas do ano passado.

Disputando público com o clássico Grenal, o último dia do Liquida Porto Alegre atraiu menos consumidores do que o esperado aos centros comerciais neste domingo. Ainda assim, a expectativa é que o fim da liquidação – iniciada no dia 4 de fevereiro - tenha concretizado a meta da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-Porto Alegre) de atingir R$ 1 bilhão em vendas, o equivalente a um incremento de 8% sobre as vendas da promoção no ano passado. “Na prática, essa última semana é sempre melhor, pois é de retomada, com as famílias retornando às suas atividades e tendo oportunidade de fazer as últimas compras”, diz o presidente da CDL-Porto Alegre, Gustavo Schifino. O dirigente afirma que até sábado as estimativas de venda para o último final de semana do Liquida Porto Alegre, de R$ 254 mil, vinham se confirmando. O balanço total das vendas deve ser apresentado no início desta semana.

Quem aproveitou os momentos derradeiros da liquidação não se arrependeu. É o caso da contabilista Leia Maria Bervian e da estudante Raquel Bervian. Surpresas com os descontos no Shopping Praia de Belas, que chegavam a 50%, mãe e filha foram às compras para desfrutar dos preços mais baixos. “A liquidação é real”, afirma Leia. “Às vezes, as liquidações são anunciadas, mas não são tão vantajosas, aqui há bastante oferta e no Centro também”, completa a contabilista. De acordo com Leia, artigos como vestuário estão bastante caros, por isso, a liquidação é uma chance de adquirir itens de maior valor agregado com preços mais acessíveis. “Encontramos peças por menos da metade do preço original”, reforça Raquel.

Nesta semana, influenciado pelo retorno dos estudantes às escolas, o Liquida Porto Alegre observou maior demanda por produtos infantis. Na Gaston do Praia de Belas, mochilas escolares e modelos de tênis para os pequenos foram destaque de vendas nos últimos dias. O gerente Ismael Oliveira revela que a rede deve encerrar a promoção com seu principal objetivo alcançado: crescer 20% frente ao Liquida de 2012. “Estamos chegando à nossa meta, o movimento melhorou bastante nos últimos dias, após o Carnaval e com a volta às aulas”, destaca o gerente. Mesmo com o fim do Liquida Porto Alegre, a Gaston vai continuar dando atenção especial aos estudantes no retorno aos estudos, com promoção que vai até o dia 28.

O presidente da CDL explica que além do vestuário, produtos da linha branca e linha marrom figuram como os mais vendidos dentro do Liquida. No Magazine Luiza do Shopping Praia de Belas, os campeões de vendas da promoção foram os condicionadores de ar, seguidos por refrigeradores e lavadoras de roupa. O gerente da unidade, Rodrigo Cardoso Queiroz, lembra que este é um dos momentos mais aguardados do ano e que a rede já aguarda por uma prorrogação da liquidação. “Esperávamos um pouco mais de compradores neste domingo, com o Grenal há menos gente circulando, mas acreditamos numa prorrogação do Liquida para compensar este último dia”, argumenta Queiroz.

A continuidade do Liquida Porto Alegre não foi confirmada, mas algumas lojas devem prosseguir com as promoções. Na Manlec, os preços baixos serão mantidos em todas as linhas de eletrodomésticos eletrônicos, telefonia e bazar, graças às negociações com fornecedores, que garantiram estoques altos de produtos mais demandados nesta época do ano. O Liquida Manlec segue até o dia 4 de março na rede.

Fonte: Jornal do Comércio