Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Liquida Porto Alegre mobiliza varejo e serviços
por Gabriella Oliveira | Vários setores participam da campanha que se estende até o dia 24.
Não faltam descontos aos consumidores da Capital na 17ª edição do Liquida Porto Alegre. A campanha deste ano engloba vários setores do comércio. Além de confecções, calçados e lojas de eletrodomésticos, o evento inclui serviços como chaveiros e oficinas mecânicas, lojas de perucas, joalherias, escolas de ioga, de idiomas e cursos pré-universitários, agências de turismo, academias, farmácias e grandes redes do varejo. Este ano, lojas de departamento como Renner (Rua dos Andradas) e C&A (Praia de Belas Shopping e Bourbon Wallig) aderiram à temporada de preços baixos, que se estende até o dia 24 de fevereiro.
Entre os estabelecimentos inusitados, está a loja Empório do Cabelo e Perucas. "Nossa loja funciona no Centro, e o pessoal gosta de promoções. Além disso, desde outubro estamos com um mix de produtos bastante diversificado", diz a sócia-proprietária do negócio, Andrea Dalvesco, ressaltando que muitos itens estão com 50% de desconto, desde perucas e acessórios para megahair até mechas e cílios postiços.
Para quem já participa há mais tempo, a expectativa é de bons negócios, principalmente passado o Carnaval, com a volta da maioria dos porto-alegrenses. "A liquidação funciona muito bem", diz a supervisora de vendas da Joalheria Ajax, Sabrina Wander, que participa do evento desde sua primeira edição. As três lojas estão oferecendo descontos para compras de óculos de sol, relógios e joias. "No caso das joias, realizaremos um sorteio para os clientes", diz Sabrina, explicando que o jogo de um dado em frente ao consumidor irá definir a qual das seis possibilidades de descontos (entre 5% e 30%) que o mesmo terá direito. "Os demais produtos terão as ofertas descritas nas etiquetas de preços", completa. Ela avalia a temporada de preços baixos como uma oportunidade boa para atrair novos clientes.
Estreando no evento, o proprietário da oficina mecânica SPA Automotiva, Vinícius Zucchet, não projeta mais do que um crescimento de 10% nas vendas, "em vista de que a empresa ainda vai ter que divulgar melhor a campanha, até que os clientes assimilem" as vantagens. "Nossa propaganda via Facebook, internet, flyers e mala direta já iniciou, mas acredito que será nos próximos anos que a iniciativa terá mais impacto, quando a clientela já estiver sabendo que vale a pena esperar até fevereiro para fazer um serviço que custaria mais caro em outros meses", diz Zucchet. A oficina oferece descontos de 50% em serviços de regulagem de farol, limpeza dos bicos injetores, limpeza do arrefecimento do motor e higienização do ar-condicionado. "Também haverá redução de 20% a 30% em algumas peças", destaca o empresário.
O Liquida Porto Alegre atingiu, na quarta-feira 26%, da expectativa de vendas para a campanha inteira. Segundo o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, entre as mercadorias mais procuradas neste ano estão produtos para casa, como eletrodomésticos, móveis e decoração, além de artigos de confecções. "Os descontos são muito variados e atingem desde carros até roupas", afirma.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.