
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Começa, nesta quinta-feira (26), o 19º Liquida Porto Alegre, que reúne lojas com promoções atrativas aos consumidores. Com o slogan "Preço baixo é Compromisso", a edição de 2015 irá durar apenas dez dias - nos anos anteriores, o evento alcançava até três semanas -, terminando em 8 de março, Dia da Mulher, como uma forma de homenagem a elas.
De acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, em pronunciamento em coletiva à imprensa nesta terça-feira (24), todos os shoppings da cidade aderiram à campanha e, até o momento, 1500 lojistas realizaram a adesão formal, número que até quinta-feira pode crescer para 2000. "Prevemos R$ 1 bilhão em vendas, o mesmo valor pretendido no ano passado, mas acredito que fomos prejudicados pelas greves de ônibus que ocorreram na ocasião." Na 18ª edição do Liquida, conforme Schifino, o resultado alcançado foi menor do que o esperado, ficando em R$ 940 milhões.
Por isso, a promessa da CDL é que este Liquida Porto Alegre seja diferente dos demais. Além da redução de duração de período, o que, segundo o vice-presidente de marketing e relações internacionais, José Roberto Resende, colabora para que não haja perca de impacto da campanha junto ao consumidor, as datas foram divulgadas antes. "Fizemos uma análise com a Black Friday de Nova Iorque, o porquê dela ser um sucesso, e vimos que ela já é esperada", aponta Resende. Sendo assim, o consumidor se prepara e se adequa para as compras neste período.
O monitoramento de alguns produtos, como do segmento de eletro-eletrônicos, também é outro diferencial, isso porque uma empresa especializada em monitoramento de preços, a Shopping Brasil, prestará este serviço. Além das lojas regionais, algumas nacionais, como a C&A, Ponto Frio e Fast Shop, participarão da campanha.
Representando o prefeito do município, José Fortunatti, o secretário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, sinalizou a importância do Liquida para a economia de Porto Alegre, inclusive em um ano que avaliou como de "incertezas". Segundo Schifino, o balanço de janeiro e fevereiro está baixo para os comerciantes, reflexo do cenário econômico atual. "Com a campanha, os estoques de indústrias e lojas serão esvaziados, e outros setores podem ser beneficiados com a movimentação de pessoas fazendo compras", complementa.
No dia de lançamento do Liquida Porto Alegre, as lojas credenciadas são convidadas a abrirem somente ao meio-dia. Esta foi uma proposta da campanha para que pelo período da manhã haja uma preparação especial aos vendedores e ao local. "Os lojistas que se cadastram se comprometem a oferecer um preço abaixo do mercado", diz Schifino, acrescentando que não há um percentual promocional fechado, "podem haver descontos baixos, de 2% na venda de um automóvel, por exemplo, até 70%, mas que sejam significativos".
Resende ainda enfatiza que o período é uma oportunidade dos lojistas conquistarem novos clientes. Para quem quiser cadastrar sua loja para o Liquida, é possível através do site http://liquidaportoalegre.com.br.
Fonte: Jornal do Comércio
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.