Liquida Porto Alegre 2015 começa nesta quinta-feira

Com o slogan “Preço baixo é Compromisso”, a edição de 2015 irá durar apenas dez dias.

Começa, nesta quinta-feira (26), o 19º Liquida Porto Alegre, que reúne lojas com promoções atrativas aos consumidores. Com o slogan “Preço baixo é Compromisso”, a edição de 2015 irá durar apenas dez dias - nos anos anteriores, o evento alcançava até três semanas -, terminando em 8 de março, Dia da Mulher, como uma forma de homenagem a elas.

De acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, em pronunciamento em coletiva à imprensa nesta terça-feira (24), todos os shoppings da cidade aderiram à campanha e, até o momento, 1500 lojistas realizaram a adesão formal, número que até quinta-feira pode crescer para 2000. “Prevemos R$ 1 bilhão em vendas, o mesmo valor pretendido no ano passado, mas acredito que fomos prejudicados pelas greves de ônibus que ocorreram na ocasião.” Na 18ª edição do Liquida, conforme Schifino, o resultado alcançado foi menor do que o esperado, ficando em R$ 940 milhões.

Por isso, a promessa da CDL é que este Liquida Porto Alegre seja diferente dos demais. Além da redução de duração de período, o que, segundo o vice-presidente de marketing e relações internacionais, José Roberto Resende, colabora para que não haja perca de impacto da campanha junto ao consumidor, as datas foram divulgadas antes. “Fizemos uma análise com a Black Friday de Nova Iorque, o porquê dela ser um sucesso, e vimos que ela já é esperada”, aponta Resende. Sendo assim, o consumidor se prepara e se adequa para as compras neste período.

O monitoramento de alguns produtos, como do segmento de eletro-eletrônicos, também é outro diferencial, isso porque uma empresa especializada em monitoramento de preços, a Shopping Brasil, prestará este serviço. Além das lojas regionais, algumas nacionais, como a C&A, Ponto Frio e Fast Shop, participarão da campanha.

Representando o prefeito do município, José Fortunatti, o secretário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, sinalizou a importância do Liquida para a economia de Porto Alegre, inclusive em um ano que avaliou como de “incertezas”. Segundo Schifino, o balanço de janeiro e fevereiro está baixo para os comerciantes, reflexo do cenário econômico atual. “Com a campanha, os estoques de indústrias e lojas serão esvaziados, e outros setores podem ser beneficiados com a movimentação de pessoas fazendo compras”, complementa.

No dia de lançamento do Liquida Porto Alegre, as lojas credenciadas são convidadas a abrirem somente ao meio-dia. Esta foi uma proposta da campanha para que pelo período da manhã haja uma preparação especial aos vendedores e ao local. “Os lojistas que se cadastram se comprometem a oferecer um preço abaixo do mercado”, diz Schifino, acrescentando que não há um percentual promocional fechado, “podem haver descontos baixos, de 2% na venda de um automóvel, por exemplo, até 70%, mas que sejam significativos”.

Resende ainda enfatiza que o período é uma oportunidade dos lojistas conquistarem novos clientes. Para quem quiser cadastrar sua loja para o Liquida, é possível através do site http://liquidaportoalegre.com.br.

Fonte: Jornal do Comércio