Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Liquida Porto Alegre 2015 começa nesta quinta-feira
por Gabriella Oliveira |
Começa, nesta quinta-feira (26), o 19º Liquida Porto Alegre, que reúne lojas com promoções atrativas aos consumidores. Com o slogan "Preço baixo é Compromisso", a edição de 2015 irá durar apenas dez dias - nos anos anteriores, o evento alcançava até três semanas -, terminando em 8 de março, Dia da Mulher, como uma forma de homenagem a elas.
De acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, em pronunciamento em coletiva à imprensa nesta terça-feira (24), todos os shoppings da cidade aderiram à campanha e, até o momento, 1500 lojistas realizaram a adesão formal, número que até quinta-feira pode crescer para 2000. "Prevemos R$ 1 bilhão em vendas, o mesmo valor pretendido no ano passado, mas acredito que fomos prejudicados pelas greves de ônibus que ocorreram na ocasião." Na 18ª edição do Liquida, conforme Schifino, o resultado alcançado foi menor do que o esperado, ficando em R$ 940 milhões.
Por isso, a promessa da CDL é que este Liquida Porto Alegre seja diferente dos demais. Além da redução de duração de período, o que, segundo o vice-presidente de marketing e relações internacionais, José Roberto Resende, colabora para que não haja perca de impacto da campanha junto ao consumidor, as datas foram divulgadas antes. "Fizemos uma análise com a Black Friday de Nova Iorque, o porquê dela ser um sucesso, e vimos que ela já é esperada", aponta Resende. Sendo assim, o consumidor se prepara e se adequa para as compras neste período.
O monitoramento de alguns produtos, como do segmento de eletro-eletrônicos, também é outro diferencial, isso porque uma empresa especializada em monitoramento de preços, a Shopping Brasil, prestará este serviço. Além das lojas regionais, algumas nacionais, como a C&A, Ponto Frio e Fast Shop, participarão da campanha.
Representando o prefeito do município, José Fortunatti, o secretário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, sinalizou a importância do Liquida para a economia de Porto Alegre, inclusive em um ano que avaliou como de "incertezas". Segundo Schifino, o balanço de janeiro e fevereiro está baixo para os comerciantes, reflexo do cenário econômico atual. "Com a campanha, os estoques de indústrias e lojas serão esvaziados, e outros setores podem ser beneficiados com a movimentação de pessoas fazendo compras", complementa.
No dia de lançamento do Liquida Porto Alegre, as lojas credenciadas são convidadas a abrirem somente ao meio-dia. Esta foi uma proposta da campanha para que pelo período da manhã haja uma preparação especial aos vendedores e ao local. "Os lojistas que se cadastram se comprometem a oferecer um preço abaixo do mercado", diz Schifino, acrescentando que não há um percentual promocional fechado, "podem haver descontos baixos, de 2% na venda de um automóvel, por exemplo, até 70%, mas que sejam significativos".
Resende ainda enfatiza que o período é uma oportunidade dos lojistas conquistarem novos clientes. Para quem quiser cadastrar sua loja para o Liquida, é possível através do site http://liquidaportoalegre.com.br.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.