Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Liquida Porto Alegre 2015 começa nesta quinta-feira
por Gabriella Oliveira | Com o slogan Preço baixo é Compromisso, a edição de 2015 irá durar apenas dez dias.
Começa, nesta quinta-feira (26), o 19º Liquida Porto Alegre, que reúne lojas com promoções atrativas aos consumidores. Com o slogan "Preço baixo é Compromisso", a edição de 2015 irá durar apenas dez dias - nos anos anteriores, o evento alcançava até três semanas -, terminando em 8 de março, Dia da Mulher, como uma forma de homenagem a elas.
De acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, em pronunciamento em coletiva à imprensa nesta terça-feira (24), todos os shoppings da cidade aderiram à campanha e, até o momento, 1500 lojistas realizaram a adesão formal, número que até quinta-feira pode crescer para 2000. "Prevemos R$ 1 bilhão em vendas, o mesmo valor pretendido no ano passado, mas acredito que fomos prejudicados pelas greves de ônibus que ocorreram na ocasião." Na 18ª edição do Liquida, conforme Schifino, o resultado alcançado foi menor do que o esperado, ficando em R$ 940 milhões.
Por isso, a promessa da CDL é que este Liquida Porto Alegre seja diferente dos demais. Além da redução de duração de período, o que, segundo o vice-presidente de marketing e relações internacionais, José Roberto Resende, colabora para que não haja perca de impacto da campanha junto ao consumidor, as datas foram divulgadas antes. "Fizemos uma análise com a Black Friday de Nova Iorque, o porquê dela ser um sucesso, e vimos que ela já é esperada", aponta Resende. Sendo assim, o consumidor se prepara e se adequa para as compras neste período.
O monitoramento de alguns produtos, como do segmento de eletro-eletrônicos, também é outro diferencial, isso porque uma empresa especializada em monitoramento de preços, a Shopping Brasil, prestará este serviço. Além das lojas regionais, algumas nacionais, como a C&A, Ponto Frio e Fast Shop, participarão da campanha.
Representando o prefeito do município, José Fortunatti, o secretário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, sinalizou a importância do Liquida para a economia de Porto Alegre, inclusive em um ano que avaliou como de "incertezas". Segundo Schifino, o balanço de janeiro e fevereiro está baixo para os comerciantes, reflexo do cenário econômico atual. "Com a campanha, os estoques de indústrias e lojas serão esvaziados, e outros setores podem ser beneficiados com a movimentação de pessoas fazendo compras", complementa.
No dia de lançamento do Liquida Porto Alegre, as lojas credenciadas são convidadas a abrirem somente ao meio-dia. Esta foi uma proposta da campanha para que pelo período da manhã haja uma preparação especial aos vendedores e ao local. "Os lojistas que se cadastram se comprometem a oferecer um preço abaixo do mercado", diz Schifino, acrescentando que não há um percentual promocional fechado, "podem haver descontos baixos, de 2% na venda de um automóvel, por exemplo, até 70%, mas que sejam significativos".
Resende ainda enfatiza que o período é uma oportunidade dos lojistas conquistarem novos clientes. Para quem quiser cadastrar sua loja para o Liquida, é possível através do site http://liquidaportoalegre.com.br.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.