Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Lazer e Cultura marcam festa do Trabalhador no Jardim Leopoldina; Janta conclama trabalhadores para luta pelo Trabalho Decente
por Jousi Quevedo | A central realizou atividades de cidadania como balcão de empregos e medição de pressão, proporcionando conforto e auxílio às pessoas que foram até o local da festa. Piscina de bolinhas e cama elástica, além do parquinho da praça, foram o maior sucesso entre as crianças.
A Força Cultural, numa realização do Instituto Girassol, foi mais que especial na tarde desta terça-feira na Praça México, no Jardim Leopoldina, Zona Norte de Porto Alegre. Milhares de pessoas aproveitaram o feriado do 1o de Maio para dançar, festejar, levar os filhos para se divertir e também para cuidar da saúde.
Subiram ao palco durante a tarde diversas atrações como o DJ Endy Garcia, MC Volt e a banda DiPop, que levou o presidente da Força Sindical-RS e secretário geral do Sindec, Clàudio Janta, para cima do trio elétrico. A festa do trabalhador estava completa.
Este dia é para comemorar as vitórias, sim. Temos mais empregos e as perspectivas econômicas são boas. Os trabalhadores estão avançando com o movimento sindical", festejou.
Porém, fez ressalvas sobre o que ainda falta para o desenvolvimento pleno. "Há outras batalhas que defendemos com nossas bandeiras como a redução dos juros, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, medidas eficazes contra a desindustrialização – que é o que promove o emprego e o crescimento -, qualificação profissional e Trabalho Decente", enumerou Janta.
Conforme o sindicalista, moradia digna, emprego saudável, segurança, educação são fatores básicos para se conquistar o Trabalho Decente. "Promover a cultura, como hoje, é uma atitude que deve ser frequente, um direito de todos", afirmou.
E completou: "Muitos jovens estão precisando de emprego para terem uma vida digna. Estamos mostrando o que os trabalhadores precisam e querem".
O diretor da Força Sindical-RS Luis Carlos Barbosa abriu os espetáculos de música com uma mensagem de união e carinho pela data. "Trazer este evento para o Leopoldina, integrando todo mundo, é uma homenagem para a família trabalhadora. O mais importante é reunir todos em um espaço de lazer num dia como este", afirmou.
Subiram ao palco na noite de festa as bandas Favela Social, a dupla de sertanejo universitário Netto e Júnior, o DJ Fina do FatDuo e, por fim, para alegria geral das fãs, o grupo Pura Cadência.
Pessoas de todas as idades ficaram e se divertiram na festa promovida pelo Instituto Girassol até as 21h.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.