Lazer e Cultura marcam festa do Trabalhador no Jardim Leopoldina; Janta conclama trabalhadores para luta pelo Trabalho Decente

A central realizou atividades de cidadania como balcão de empregos e medição de pressão, proporcionando conforto e auxílio às pessoas que foram até o local da festa. Piscina de bolinhas e cama elástica, além do parquinho da praça, foram o maior sucesso entre as crianças.

A Força Cultural, numa realização do Instituto Girassol, foi mais que especial na tarde desta terça-feira na Praça México, no Jardim Leopoldina, Zona Norte de Porto Alegre. Milhares de pessoas aproveitaram o feriado do 1o de Maio para dançar, festejar, levar os filhos para se divertir e também para cuidar da saúde.

Subiram ao palco durante a tarde diversas atrações como o DJ Endy Garcia, MC Volt e a banda DiPop, que levou o presidente da Força Sindical-RS e secretário geral do Sindec, Clàudio Janta, para cima do trio elétrico. A festa do trabalhador estava completa.

“Este dia é para comemorar as vitórias, sim. Temos mais empregos e as perspectivas econômicas são boas. Os trabalhadores estão avançando com o movimento sindical”, festejou.

Porém, fez ressalvas sobre o que ainda falta para o desenvolvimento pleno. “Há outras batalhas que defendemos com nossas bandeiras como a redução dos juros, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, medidas eficazes contra a desindustrialização – que é o que promove o emprego e o crescimento - , qualificação profissional e Trabalho Decente”, enumerou Janta.

Conforme o sindicalista, moradia digna, emprego saudável, segurança, educação são fatores básicos para se conquistar o Trabalho Decente. “Promover a cultura, como hoje, é uma atitude que deve ser frequente, um direito de todos”, afirmou.

E completou: “Muitos jovens estão precisando de emprego para terem uma vida digna. Estamos mostrando o que os trabalhadores precisam e querem”.

O diretor da Força Sindical-RS Luis Carlos Barbosa abriu os espetáculos de música com uma mensagem de união e carinho pela data. “Trazer este evento para o Leopoldina, integrando todo mundo, é uma homenagem para a família trabalhadora. O mais importante é reunir todos em um espaço de lazer num dia como este”, afirmou.

Subiram ao palco na noite de festa as bandas Favela Social, a dupla de sertanejo universitário Netto e Júnior, o DJ Fina do FatDuo e, por fim, para alegria geral das fãs, o grupo Pura Cadência.

Pessoas de todas as idades ficaram e se divertiram na festa promovida pelo Instituto Girassol até as 21h.

Realização: Instituto Girassol

Apoio: Força Sindical-RS