Lançamento oficial do FSM Temático ocorre na próxima segunda-feira
Andréia Sarmanho

Evento contará com 18 grandes seminários e mais de 600 oficinas.

Ocorreu nesta segunda-feira (10), no Espaço da Convergência, reunião do grupo que organiza o Fórum Social Mundial Temático Porto Alegre 2013. A atividade foi coordenada pelo representante da Força Sindical, Lélio Falcão, que confirmou o lançamento oficial do evento para a próxima segunda-feira (17), às 15h30, no mesmo local.

Segundo Falcão, durante o Fórum, está confirmada a presença do diretor geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder, além da realização de 18 grandes seminários. Ele informou que já foram convidados os senadores Paulo Paim e Pedro Simon e que é esperada a presença de seis ministérios durante o evento. Na parte cultural, haverá espetáculos em sete palcos diferentes. No total, estão previstas mais de 600 oficinas. Durante o Fórum Temático, serão realizados eventos em 24 áreas da atividade humana, chamadas “mundos”, que vão desde o Mundo do Trabalho até o Mundo das Bicicletas.

A coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, informou que a entidade contou com a adesão de 555 candidatos durante a campanha eleitoral, sendo 43 deles eleitos em cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas 20 capitais. O programa possui 12 eixos e quer trazer essa pauta para Porto Alegre. Participam do projeto cinco partidos em nível nacional: PT, PDT, PPS, PV e PSOL. Ela afirmou que o Programa está preparando um sistema de monitoramento dos compromissos assumidos pelos candidatos, o qual estará disponível no site cidadessustentaveis.org.br. Para o dia 30 de janeiro, está previsto dentro da programação do Fórum um seminário com todas as secretarias municipais de meio ambiente e planejamento.

A representante do PCdoB e vereadora eleita de Porto Alegre, Jussara Cony, falou sobre o Fórum de Mulheres pela Sustentabilidade, coordenado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que atua na perspectiva do desenvolvimento com sustentabilidade e destaca o papel das mulheres sob o ponto de vista de classe e de gênero. Segundo Jussara, esse fórum tem grande importância para o desenvolvimento do país. Ela sugeriu a articulação do FSM com esse instância. Também sugeriu a realização de um Fórum Social da Saúde. Sobre a Praça da Alfândega, apoiou a realização de atividades de economia solidária no local, associando-as com a praça enquanto local de realização da Feira do Livro.

A representante do Comitê Porto Alegre, Maria Isabel Bretanha, afirmou que serão levadas às 17 regiões do Orçamento Participativo de Porto Alegre as discussões do Fórum Social Mundial. Segundo ela, a ideia é descentralizar e divulgar a importância do que vai acontecer na cidade, envolvendo toda a população no evento.

O representante do Movimento Negro, Antônio Santos da Silva, sugeriu a disponibilização de linhas especiais da Carris para transportar gratuitamente a população das vilas para os locais de realização do Fórum Temático, proporcionando condições para que as pessoas possam participar. O cicloativista Naian Meneghetti, comunicou que, no dia 22 de dezembro, às 10h, no arco da Redenção, haverá uma “bicicletada” preparatória para o Mundo das Bicicletas do FSM Temático.

O representante da Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais (Abong), Mauri Cruz, discorreu sobre o calendário e os espaços da cidade de Porto Alegre que serão utilizados pelo Fórum. No sábado, dia 26 de janeiro, ocorrerá a tradicional marcha. No domingo, dia 27, haverá um dia de mobilização e o início da parte cultural. As atividades do Fórum em si ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. Integram a estrutura do Fórum o Acampamento da Juventude, Aldeia da Paz, Anfiteatro Por-do-Sol, Largo Zumbi dos Palmares, Casa Mário Quintana, Memorial do Rio Grande do Sul, Praça da Alfândega e Escola Parobé ou Rio Grande (Forinho).

O representante da Secretaria de Governança de Porto Alegre, Rodrigo Corradi, afirmou que o edital de serviços para o Fórum será publicado entre estas terça e quarta-feira (12), entrando em processo de prazos, com a assinatura do contrato ocorrendo entre os dias 3 e 4 de janeiro. Segundo ele, os bus doors estarão circulando a partir do dia 10 de janeiro.

A coordenadora do La Integración, Jane Argollo, falou sobre a realização de um encontro de mídia alternativa. Citou o caso da batalha da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com a mídia, como exemplo de questões que necessitam ser tratadas.

Entre as entidades presentes à reunião, estiveram: CUT, gabinete do deputado Miki Breier, Movimento Hip Hop, Encubadora Social da PUC-RS, Grande Oriente, Forinho, Mundo das Bicicletas, Sindicato das Empresas de Turismo do RS, GT Cultura, Pró-Diversitas Brasil, Mundo da Ética, Coordenadoria Municipal da Mulher, Mundo da Mulher, La Integración, Nova Central Sindical, Programa Cidades Sustentáveis, Prefeitura de Porto Alegre, Central dos Trabalhadores do Brasil, Partido Comunista do Brasil, Movimento Negro, Força Sindical, Fórum Mundial de Educação.

Agência de Notícias da ALRS