Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Justiça concede desaposentação a auditor fiscal da Receita Federal

por |
Aprovado em concurso, ele pediu desconstituição da aposentadoria e a contagem do tempo de contribuição para o fim de adquirir novo benefício pelo regime próprio de previdência dos servidores federais.

A 12ª Vara Federal da Bahia determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desconstitua o benefício recebido pelo auditor fiscal da Receita Federal J. A. R., por meio de desaposentação, e emita certidão de tempo de contribuição ao Regime Geral de Previdência Social para que ele possa utilizá-lo no cálculo do regime próprio de previdência dos servidores federais.

Defendido pelos advogados do escritório Alino & Roberto, J. A. R. Sustenta que, havendo contribuído nos dois regimes, tem direito à desaposentação.

Segundo o juiz Carlos Alberto Gomes da Silva, que assina a decisão, há entendimento jurisprudencial "quanto à existência do direito de renúncia à aposentadoria, por tratar-se de direito patrimonial disponível. Por outro lado, a renúncia à aposentadoria não significa, ao autor, renunciar também ao tempo de serviço trabalhado, que constitui direito incorporado ao patrimônio do segurado".

O caso

J. A. R. se aposentou, em agosto de 1991, pelo Regime Geral da Previdência Social, mas foi aprovado, em 1994, em concurso público para o cargo de auditor fiscal da Receita Federal, voltando a contribuir para o INSS. No entanto, a aposentadoria mostrou-se desvantajosa, visto que a vinculação ao novo regime possibilita averbação do tempo de serviço no Regime Geral ao Regime Próprio, proporcionando, assim, um benefício futuro mais proveitoso.

Para obter a vantagem, entretanto, seria necessário renunciar à aposentadoria vigente, uma vez que o INSS entende ser a aposentadoria, em gozo, direito irrenunciável e irrevogável.

Não foi esse o entendimento do juízo da 12ª Vara Federal da Bahia, que determinou a desaposentação. Processo: 2009.33.00.012226-7.

Desaposentação, o que é

A desaposentação é uma renúncia ao benefício antigo (inferior) e ao mesmo tempo um pedido de nova aposentadoria, para garantir uma mais digna aos segurados que já se aposentaram e continuam no mercado de trabalho.

Fonte: Diap

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias