Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
A taxa média de juros no crédito livre subiu de 29% ao ano em dezembro para 30,7% ao ano em janeiro, segundo dados divulgados pelo Banco Central, nesta quinta-feira, 27. Em um ano, a taxa subiu 4,5 pontos porcentuais, já que em janeiro de 2013 estava em 26,2% ao ano.
Para pessoa física, a taxa de juros no crédito livre passou de 38% em dezembro para 39,9% em janeiro. Para as empresas, subiu de 21,4% para 22,8% entre dezembro e janeiro.
No cheque especial, a taxa subiu de 147,9% em dezembro para 154% no mês passado. Em 12 meses, as taxas cobradas pela linha mais cara que o consumidor pode acessar subiram 16 pontos porcentuais. Para o crédito pessoal, a taxa total subiu de 41,3% em dezembro para 43% em janeiro.
No caso de consignado, a taxa passou de 24,4% para 24,9% de dezembro para janeiro e, nas demais linhas, de 86,1% para 91,2%. No caso de aquisição de veículos para pessoas físicas, os juros passaram de 21,3% para 22,7% de um mês para outro. A taxa média de juros no crédito total, que também inclui as operações direcionadas, subiu de 19,7% em dezembro para 20,7% em janeiro.
O spread bancário médio no crédito livre subiu de 17,5 pontos porcentuais em dezembro para 18,9 pp em janeiro, conforme informou há pouco o Banco Central. O spread médio da pessoa física no crédito livre passou de 25,8 pp para 27,4 pp. Para pessoa jurídica, o spread médio subiu de 10,6 pp para 11,7 pp no período. O spread médio do crédito direcionado subiu de 2,6 pp para 2,8 pp de dezembro para janeiro.
O spread médio no crédito total (livre + direcionado) passou de 11,1 pp para 11,8 pp. O BC informou também que a taxa de captação dos bancos no crédito livre subiu de 11,5% ao ano para 11,8% ao ano no período, acompanhando a trajetória de alta da Selic, iniciada em abril de 2013. Ontem a taxa básica de juros, Selic, foi elevada para 10,75% ao ano.
Fonte: Jornal do Comércio
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.