
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
A taxa média de juros no crédito livre subiu de 29% ao ano em dezembro para 30,7% ao ano em janeiro, segundo dados divulgados pelo Banco Central, nesta quinta-feira, 27. Em um ano, a taxa subiu 4,5 pontos porcentuais, já que em janeiro de 2013 estava em 26,2% ao ano.
Para pessoa física, a taxa de juros no crédito livre passou de 38% em dezembro para 39,9% em janeiro. Para as empresas, subiu de 21,4% para 22,8% entre dezembro e janeiro.
No cheque especial, a taxa subiu de 147,9% em dezembro para 154% no mês passado. Em 12 meses, as taxas cobradas pela linha mais cara que o consumidor pode acessar subiram 16 pontos porcentuais. Para o crédito pessoal, a taxa total subiu de 41,3% em dezembro para 43% em janeiro.
No caso de consignado, a taxa passou de 24,4% para 24,9% de dezembro para janeiro e, nas demais linhas, de 86,1% para 91,2%. No caso de aquisição de veículos para pessoas físicas, os juros passaram de 21,3% para 22,7% de um mês para outro. A taxa média de juros no crédito total, que também inclui as operações direcionadas, subiu de 19,7% em dezembro para 20,7% em janeiro.
O spread bancário médio no crédito livre subiu de 17,5 pontos porcentuais em dezembro para 18,9 pp em janeiro, conforme informou há pouco o Banco Central. O spread médio da pessoa física no crédito livre passou de 25,8 pp para 27,4 pp. Para pessoa jurídica, o spread médio subiu de 10,6 pp para 11,7 pp no período. O spread médio do crédito direcionado subiu de 2,6 pp para 2,8 pp de dezembro para janeiro.
O spread médio no crédito total (livre + direcionado) passou de 11,1 pp para 11,8 pp. O BC informou também que a taxa de captação dos bancos no crédito livre subiu de 11,5% ao ano para 11,8% ao ano no período, acompanhando a trajetória de alta da Selic, iniciada em abril de 2013. Ontem a taxa básica de juros, Selic, foi elevada para 10,75% ao ano.
Fonte: Jornal do Comércio
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.