Juros sobem em reação ao resultado da inflação de 2013
por Gabriella Oliveira | O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,92% no último mês de 2013.
A maior taxa de inflação para o mês passado desde dezembro de 2002 surpreendeu os analistas e frustrou também a expectativa do Banco Central de entregar uma alta de preços inferior à de 2012.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,92% no último mês de 2013, fazendo com que o indicador encerrasse o ano em 5,91%, ante 5,84% em 2012 e acima da meta estipulada pelo governo, de 4,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado também superou as estimativas dos economistas ouvidos, que esperavam uma taxa entre 5,73% e 5,88%.
A reação no mercado de juros foi imediata. A taxa do contrato de DI para janeiro de 2015 marcava há pouco 10,68%, de 10,58%. Com isso, a curva a termo indica maior chance de uma elevação de 0,50 ponto porcentual da Selic na reunião do Comitê de Política Monetária do BC na próxima quarta-feira, dia 15.
Mais do que o número em si, o quadro inflacionário mostra piora dos núcleos e da difusão. A média dos núcleos atingiu 0,70%, depois da elevação de 0,52%, de acordo com cálculo feito Besi Brasil. Já o índice de difusão passou para 69,3% em dezembro, de 68,2% em novembro. O IPCA deve ser comentado esta manhã pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
Vale ressaltar que o avanço dos DIs ocorreu mesmo com dólar e o yield dos Treasuries em queda na manhã desta sexta-feira, 10. A moeda norte-americana abriu em baixa, cotada a R$ 2,3850 (-0,50%), sob influência do cenário externo, onde são aguardados os números do mercado de trabalho dos Estados Unidos, nesta manhã.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.