Juros do crédito começaram 2013 estáveis, mostra Anefac
por Gabriella Oliveira |
As taxas de juros das operações de crédito iniciaram o ano praticamente estáveis, segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A taxa média geral anual para pessoa física ficou em 5,43% em janeiro, ante 5,44% em dezembro – a menor da série histórica da entidade, iniciada em 1995.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, ficaram inalteradas em janeiro, na comparação com dezembro, as taxas do cartão de crédito (9,37% ao mês), empréstimo pessoal em bancos (2,93%) e empréstimo pessoal em financeiras (6,96%).
Ficaram menores, na mesma comparação, os juros médios do comércio, que recuaram de 4,06% para 4,00% ao mês, e do cheque especial (de 7,82% para 7,77% ao mês). Já a taxa do financiamento de veículos ficou maior: passou de 1,52% ao mês em dezembro de 2012 para 1,54% em janeiro.
Para as pessoas jurídicas, a taxa média ficou estável em 3,07% ao mês.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.