Juro maior ajudará a baixar inflação, avalia Copom

Na última reunião, Comitê de Política Monetária elevou a taxa básica de juros para 9% ao ano.

A elevação da taxa básica de juros contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista em 2014, segundo a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada pelo Banco Central, nesta quinta-feira, dia 5. O Banco Central decidiu, na semana passada, subir a Selic de 8,50% ao ano para 9% ao ano, sem viés. A decisão foi unânime.

O Copom elevou a cotação do dólar considerado para a decisão de elevar os juros, aponta a ata. No cenário de referência, foi utilizada uma taxa de R$ 2,40 ante cotação de R$ 2,25 usada na reunião do Copom de julho. Na última quarta-feira, 28 de agosto, data da reunião do Copom, o dólar valia R$ 2,3460. Nas vésperas, porém, a moeda norte-americana quase chegou em R$ 2,45.

O cenário de referência utilizou também uma taxa Selic maior em agosto, de 8,50% ao ano, do que a usada na decisão anterior, de 8% ao ano.

A continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias que está em curso atualmente é "apropriada", avaliou o Copom na Ata. No documento, o Comitê ponderou que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação mostre resistência.

"Nesse contexto, inserem-se também os mecanismos formais e informais de indexação e a piora na percepção dos agentes econômicos sobre a própria dinâmica da inflação."

A Ata explica ainda que, tendo em vista os danos que a persistência desse processo de deterioração das expectativas causaria à tomada de decisões sobre consumo e investimentos, é necessário que esse movimento seja revertido "com a devida tempestividade". Este tema já havia sido mencionado no documento da decisão anterior como uma importante variável para a decisão do Copom.

Fonte: Zero Hora