
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Nos dias 1 e 2 de abril os jovens representantes da CNTM, CNTQ e CONACCOVEST estiveram reunidos em Cajamar - SP para o 3º Encontro Nacional de Juventude do Projeto IndustriALL/SASK, voltado para a formação de jovens lideranças sindicais. O projeto é fruto da parceria entre a IndustriALL Global Union - a entidade internacional que representa metalúrgicos, químicos e têxteis - e o SASK, centro de solidariedade do movimento sindical da Finlândia.
Os participantes brasileiros estão representados por trabalhadores (as) das confederações associadas à IndustriAll e filiadas da Força Sindical e CUT. O Projeto SASK teve início em 2013 será concluído em 2015, a sua renovação dependerá dos resultados e de conversas entre os parceiros.
O público alvo do projeto são jovens de até 30 anos, atualmente trabalhadores (as) de cinco países latino-americanos estão participando do projeto: Brasil, Uruguai, Colômbia, Nicarágua e México.
Durante o encontro os jovens tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos planos de ação, discutir os desafios e oportunidades para o movimento sindical e estruturas e políticas para juventude nos sindicatos brasileiros.
Na ocasião foram eleitas para o cargo de coordenação pelas confederações filiadas a Força Sindical as seguintes jovens: Jessica Leite Cristina (CONACCOVEST) - Coordenadora dos jovens no projeto Sask/Industriall; e Leonice Maria da Silva (CNTM) - Coordenadora dos jovens no projeto FES/Industriall.
O Projeto tem um importante papel na formação sindical de jovens através do conhecimento e de trocas de experiências, além de fortalecer a capacidade de organização e encorajar os participantes a debater temas atuais da agenda sindical nacional e internacional.", explicou Jefferson Tiego, diretor do Sindec-POA secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, que esteve presente representando a entidade no evento.
Fonte: Força Sindical Nacional

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).