Jovens sindicalistas discutem fortalecimento do movimento sindical

Encontro promove troca de experiências entre jovens.

Nos dias 1 e 2 de abril os jovens representantes da CNTM, CNTQ e CONACCOVEST estiveram reunidos em Cajamar - SP para o 3º Encontro Nacional de Juventude do Projeto IndustriALL/SASK, voltado para a formação de jovens lideranças sindicais. O projeto é fruto da parceria entre a IndustriALL Global Union - a entidade internacional que representa metalúrgicos, químicos e têxteis - e o SASK, centro de solidariedade do movimento sindical da Finlândia.

Os participantes brasileiros estão representados por trabalhadores (as) das confederações associadas à IndustriAll e filiadas da Força Sindical e CUT. O Projeto SASK teve início em 2013 será concluído em 2015, a sua renovação dependerá dos resultados e de conversas entre os parceiros.

O público alvo do projeto são jovens de até 30 anos, atualmente trabalhadores (as) de cinco países latino-americanos estão participando do projeto: Brasil, Uruguai, Colômbia, Nicarágua e México.

Durante o encontro os jovens tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos planos de ação, discutir os desafios e oportunidades para o movimento sindical e estruturas e políticas para juventude nos sindicatos brasileiros.

Na ocasião foram eleitas para o cargo de coordenação pelas confederações filiadas a Força Sindical as seguintes jovens: Jessica Leite Cristina (CONACCOVEST) - Coordenadora dos jovens no projeto Sask/Industriall; e Leonice Maria da Silva (CNTM) - Coordenadora dos jovens no projeto FES/Industriall.

"O Projeto tem um importante papel na formação sindical de jovens através do conhecimento e de trocas de experiências, além de fortalecer a capacidade de organização e encorajar os participantes a debater temas atuais da agenda sindical nacional e internacional.”, explicou Jefferson Tiego, diretor do Sindec-POA secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, que esteve presente representando a entidade no evento.

Fonte: Força Sindical Nacional