Jovens gaúchos estão entre os mais endividados
Jousi Quevedo

Os juros altos e a falta de recursos financeiros são as principais razões que levam esses consumidores a ficarem endividados.

A CDL Porto Alegre realizou uma pesquisa com consumidores que estiveram no Atendimento ao Consumidor do Serviço de Proteção ao Crédito, em abril, buscando informações no banco de dados de inadimplentes.

Foi constatado que jovens entre 21 e 30 anos, com segundo grau completo ou superior incompleto, são os que mais devem na Capital, representando 37% dos entrevistados. Os juros altos e a falta de recursos financeiros são as principais razões que levam esses consumidores a ficarem endividados.

Outro motivo é a falta de resposta da renegociação, que é o caso de 32% das pessoas, como de Wagner de Silva, 26 anos, auxiliar administrativo, que está tentando negociar uma dívida no valor de R$ 1.700 que adquiriu no dentista. "Estou tentando fazer um acordo para que seja possível quitar, mas ainda não recebi retorno", comentou.

Além disso, o jovem possui outras contas devido ao empréstimo do cartão de crédito para um conhecido, que não conseguiu pagar. Este motivo foi apontado por 16,5% das pessoas entrevistadas. O descontrole financeiro (38,1%) e o desemprego (21,8%) também estão entre os fatores de endividamento.

A pesquisa é realizada mensalmente com 400 consumidores.

Fonte: CDL

Voltar pro topo