Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Jovens gaúchos estão entre os mais endividados
por Jousi Quevedo | Os juros altos e a falta de recursos financeiros são as principais razões que levam esses consumidores a ficarem endividados.
A CDL Porto Alegre realizou uma pesquisa com consumidores que estiveram no Atendimento ao Consumidor do Serviço de Proteção ao Crédito, em abril, buscando informações no banco de dados de inadimplentes.
Foi constatado que jovens entre 21 e 30 anos, com segundo grau completo ou superior incompleto, são os que mais devem na Capital, representando 37% dos entrevistados. Os juros altos e a falta de recursos financeiros são as principais razões que levam esses consumidores a ficarem endividados.
Outro motivo é a falta de resposta da renegociação, que é o caso de 32% das pessoas, como de Wagner de Silva, 26 anos, auxiliar administrativo, que está tentando negociar uma dívida no valor de R$ 1.700 que adquiriu no dentista. "Estou tentando fazer um acordo para que seja possível quitar, mas ainda não recebi retorno", comentou.
Além disso, o jovem possui outras contas devido ao empréstimo do cartão de crédito para um conhecido, que não conseguiu pagar. Este motivo foi apontado por 16,5% das pessoas entrevistadas. O descontrole financeiro (38,1%) e o desemprego (21,8%) também estão entre os fatores de endividamento.
A pesquisa é realizada mensalmente com 400 consumidores.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.