Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Jovens gaúchos estão entre os mais endividados

por |
Os juros altos e a falta de recursos financeiros são as principais razões que levam esses consumidores a ficarem endividados.

A CDL Porto Alegre realizou uma pesquisa com consumidores que estiveram no Atendimento ao Consumidor do Serviço de Proteção ao Crédito, em abril, buscando informações no banco de dados de inadimplentes.

Foi constatado que jovens entre 21 e 30 anos, com segundo grau completo ou superior incompleto, são os que mais devem na Capital, representando 37% dos entrevistados. Os juros altos e a falta de recursos financeiros são as principais razões que levam esses consumidores a ficarem endividados.

Outro motivo é a falta de resposta da renegociação, que é o caso de 32% das pessoas, como de Wagner de Silva, 26 anos, auxiliar administrativo, que está tentando negociar uma dívida no valor de R$ 1.700 que adquiriu no dentista. "Estou tentando fazer um acordo para que seja possível quitar, mas ainda não recebi retorno", comentou.

Além disso, o jovem possui outras contas devido ao empréstimo do cartão de crédito para um conhecido, que não conseguiu pagar. Este motivo foi apontado por 16,5% das pessoas entrevistadas. O descontrole financeiro (38,1%) e o desemprego (21,8%) também estão entre os fatores de endividamento.

A pesquisa é realizada mensalmente com 400 consumidores.

Fonte: CDL

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias