Janta ocupa tribuna popular hoje na Câmara de Vereadores para falar sobre as condições do transporte coletivo de Porto Alegre
por Jousi Quevedo | O ato marca as ações da central que visam verificar e garantir um transporte de qualidade para os trabalhadores da cidade.
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, ocupa hoje, às 14h, espaço na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para tratar das condições do transporte coletivo da cidade e os aumentos no preço da passagem que os trabalhadores estão pagando. O ato faz parte da campanha da central na luta pelo Trabalho Decente, que visa garantir condições dignas de trabalho e renda.
Na semana passada, a Força Sindical-RS esteve presente na abertura do ano Legislativo e entregou aos vereadores um pedido de criação de uma comissão especial para avaliar os problemas do transporte, os atrasos nos ônibus, as condições nas viagens e os sucessivos aumentos na passagem. "Agora vamos falar diretamente e publicamente aos vereadores o que os trabalhadores estão achando destes problemas. Questionaremos os valores e a organização desta concessão pública do Município, apontando também alternativas como a abertura de nova licitação. Exigimos que a população seja ouvida, afinal é o trabalhador que usa os ônibus diariamente", afirmou.
A Tribuna Popular foi requerida pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSB). A Força Sindical tomou conhecimento que a Câmara tem um conselho para discussão do transporte público, mas que a instância não tem atividade. O Conselho Municipal dos Transportes Urbanos (Comtu) também não tem agido a favor dos passageiros e aprovado os aumentos das tarifas sem ouvir a sociedade.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.