Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Janta defende a manutenção dos direitos previdenciários dos trabalhadores
por Gabriella Oliveira | Secretário-geral do Sindec participou nesta segunda-feira do programa Conversas Cruzadas da TVCom.
Na noite de segunda-feira (12/11) o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, participou do debate no programa Conversas Cruzadas, na TVCOM, onde discutiu as medidas provisórias anunciadas pelo governo federal que tratam os benefícios previdenciários.
No dia 30 de dezembro o governo federal anunciou uma série de mudanças em programas ligados à Previdência Social, entre eles seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte e auxílio doença, que Janta definiu como uma traição aos trabalhadores.
Nem que a vaca tussa vão mexer no direito dos trabalhadores! Este é um estrago mentiroso, porque a maioria desse dinheiro vem do FAT, que vem do PIS e que é utilizado pelo BNDES. Querem cobrir os rombos que existem!".
O sindicalista e vereador ainda afirmou que em nenhum momento estas questões foram discutidas com os sindicalista e anunciou que a Força Sindical-RS vai lutar e entrar com ação contra essas medidas.
O fim das emendas parlamentares foi outro ponto defendido pelo sindicalista e vereador.
Esta é a maior sacanagem usada pelo governo para chantagear os deputados. Dizem quem não tem dinheiro para manter os direitos os trabalhadores, mas o governo deu 900 milhões em emendas para os deputados aprovarem o fim da responsabilidade fiscal. Assistimos uma gastança imensa e quem vai pagar a conta de novo é quem menos ganha, os trabalhadores", frisou Clàudio Janta.
Os vídeos do programa estão disponíveis no site da emissora.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.