IPC-S recua em Porto Alegre na 2ª quadrissemana, diz FGV
Ligiane Brondani

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou em seis das sete capitais pesquisadas na segunda semana de janeiro, em relação à primeira, divulgou a instituição nesta segunda-feira (19). No geral, o IPC-S acelerou a alta, passando de 0,96% para uma elevação de 1,28% entre os dois períodos.

Em Porto Alegre, a leitura registrou variação de 1,20%, na apuração realizada na segunda semana de janeiro de 2015. O resultado foi 0,06 ponto percentual (p.p.) inferior ao divulgado na primeira semana de janeiro, que foi de 1,26%. Cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Vestuário e Comunicação, cujas taxas passaram de 0,22% para -0,69%, e de 0,23% para -0,21%, respectivamente.

Por região, o IPC-S apresentou acréscimo na taxa de variação de preços em Salvador (de 0,78% para 0,94%), Brasília (de 0,59 para 0,87%), Belo Horizonte (de 0,70% para 1,20%), no Recife (de 0,82% para 0,97%), Rio de Janeiro (de 1,36% para 1,68%) e em São Paulo (de 0,79% para 1,40%). Com informações da Agência Estado e da FGV.

Jornal do Comércio