Intenção de Consumo entre gaúchos sobe 13,5% em julho

Índice apresentou expansão pelo segundo mês consecutivo.

Mantendo a tendência de elevação registrada em junho, a Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS), calculada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada nesta quinta-feira (21) pela Fecomércio-RS, subiu 13,5% em julho, atingindo 131,1 pontos (frente aos 115,5 registrados no mês anterior e aos 112,8 de maio). Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando estava em 132,9 pontos, o índice apresentou pouca variação.

Todas as dimensões analisadas pelo indicador mostraram aumento. No entanto, apesar da expansão verificada em julho, ainda não se pode dizer que esse movimento de expansão do indicador esteja consolidado, pois este é apenas o segundo mês consecutivo em que o índice apresenta crescimento na margem. A segurança com o emprego atual, que somou 148,4 pontos, foi um dos itens que apresentaram crescimento tanto com relação ao mês anterior (quando estava em 136,3 pontos) quanto em relação ao mesmo mês do ano passado (139,7).

O percentual de pessoas que se sentem mais seguras com seu emprego chegou a 55,6%, enquanto em junho era de 47,8%. “A maior segurança com a situação atual do emprego reflete a taxa de desemprego historicamente baixa. Na região metropolitana de Porto Alegre, a taxa de desocupação voltou a cair, registrando 4,8% em junho”, lembra Zildo De Marchi, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

A avaliação da renda atual (131,4) apresentou aumento em relação ao mês anterior (113), mas na comparação com o mesmo período do ano passado manifestou queda (135,9). Já a elevação do nível de consumo atual foi de 18,9%, alcançando 94,8 pontos. Nessa linha, o indicador referente às compras a prazo (acesso a crédito), que registrou 129,2 pontos neste mês, apresentou melhora em relação ao mês anterior (118), apesar de se manter em nível bastante inferior ao verificado em julho de 2010 (143,2).

A perspectiva de consumo também apresentou crescimento, registrando 125,4 pontos em julho, valor ainda menor do que o verificado no mesmo período de 2010. “Certamente o que tem sustentado esse crescimento é o comportamento do mercado de trabalho, bem como a perspectiva de que o atual ciclo de aumento de juros se encerrará em agosto”, completou De Marchi.

O resumo com os principais resultados pode ser acessado clicando aqui.

Agência de Notícias Fecomércio-RS