Intenção de consumo das famílias gaúchas mostra otimismo
por Gabriella Oliveira |
Apesar de ainda otimista, intenção de consumo das famílias gaúchas teve queda de 10,2% em abril em relação a março, indica levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Fecomércio-RS. Em abril, o índice registrou 136,1 pontos ante 151,6 no mês anterior.
Conforme a entidade, a queda é explicada em grande parte pela elevação significativa do mês passado, que havia conduzido o indicador a um patamar excessivamente otimista. Os resultados do índice, de certa forma, corrigem esse comportamento, mostrando uma acomodação do indicador em patamar otimista, após tendência de elevação ao longo de 2012.
Além disso, são fatores que também contribuem para conter o otimismo das famílias a resistência da inflação em patamares relativamente elevados, o que corrói sua renda real, e a perspectiva de elevação de juros, que já afeta as taxas ao consumidor.
Para o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o nível otimista da intenção de consumo continua sendo influenciado, principalmente, pelos componentes de emprego e renda atual e perspectiva profissional.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.