Intenção de consumo das famílias gaúchas mostra otimismo
Gabriella Oliveira

Indicador divulgado pela Fecomércio-RS indica que bom nível de emprego e renda seguem estimulando desejo de compra dos gaúchos.

Apesar de ainda otimista, intenção de consumo das famílias gaúchas teve queda de 10,2% em abril em relação a março, indica levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Fecomércio-RS. Em abril, o índice registrou 136,1 pontos ante 151,6 no mês anterior.

Conforme a entidade, a queda é explicada em grande parte pela elevação significativa do mês passado, que havia conduzido o indicador a um patamar excessivamente otimista. Os resultados do índice, de certa forma, corrigem esse comportamento, mostrando uma acomodação do indicador em patamar otimista, após tendência de elevação ao longo de 2012.

Além disso, são fatores que também contribuem para conter o otimismo das famílias a resistência da inflação em patamares relativamente elevados, o que corrói sua renda real, e a perspectiva de elevação de juros, que já afeta as taxas ao consumidor.

Para o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o nível otimista da intenção de consumo continua sendo influenciado, principalmente, pelos componentes de emprego e renda atual e perspectiva profissional.

Fonte: Zero Hora

Voltar pro topo