
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 60 milhões em Porto Alegre, 8% a mais do que em 2011 e o com ticket médio em torno de R$ 140. De acordo com pesquisa realizada pela Rohde & Carvalho para a CDL Porto Alegre, 83% dos entrevistados pretendem fazer compras para o próximo dia 12 de junho, maior índice dos últimos anos.
Perfumaria, roupas e calçados são os principais presentes que os namorados pretendem comprar. E ganhar. A sintonia foi apontada por 58,2% dos entrevistados. Quando separados por classe, o percentual de outros itens varia. Viagens, joias e celulares foram apontadas por 27,3% dos consumidores das classes AB, diante de 10,1% da classe C. Tablets, computadores e DVDs foram mais citados pela classe C.
Esta data vem crescendo a cada ano, se aproximando do Dia das Mães e na frente do Dia dos Pais. O comércio se prepara para atender consumidores de perfis diferentes, pois a procura é grande em todas as idades. De acordo com a pesquisa, 33,7% das pessoas devem deixar as compras para a última hora, percentual inferior a 2011, que registrou 57,4%. "Este é um bom sinal de que muitos consumidores estão planejando suas compras e preferem evitar a tradicional correria dos últimos dias. Assim, o comércio consegue atender ainda melhor toda a procura por presentes para esta data", comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre.
A maioria dos homens (64,2%) pretende pagar à vista o presente e 54,7% das mulheres respondeu que vai pagar a prazo. O total de compras à vista deve representar 53%. Destes, 73,3% pagarão com dinheiro.
Fonte: CDL

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).