Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Intenção de compras para o Dia dos Namorados é a maior dos últimos anos
por Jousi Quevedo | Perfumaria, roupas e calçados são os principais presentes que os namorados pretendem comprar.
O Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 60 milhões em Porto Alegre, 8% a mais do que em 2011 e o com ticket médio em torno de R$ 140. De acordo com pesquisa realizada pela Rohde & Carvalho para a CDL Porto Alegre, 83% dos entrevistados pretendem fazer compras para o próximo dia 12 de junho, maior índice dos últimos anos.
Perfumaria, roupas e calçados são os principais presentes que os namorados pretendem comprar. E ganhar. A sintonia foi apontada por 58,2% dos entrevistados. Quando separados por classe, o percentual de outros itens varia. Viagens, joias e celulares foram apontadas por 27,3% dos consumidores das classes AB, diante de 10,1% da classe C. Tablets, computadores e DVDs foram mais citados pela classe C.
Esta data vem crescendo a cada ano, se aproximando do Dia das Mães e na frente do Dia dos Pais. O comércio se prepara para atender consumidores de perfis diferentes, pois a procura é grande em todas as idades. De acordo com a pesquisa, 33,7% das pessoas devem deixar as compras para a última hora, percentual inferior a 2011, que registrou 57,4%. "Este é um bom sinal de que muitos consumidores estão planejando suas compras e preferem evitar a tradicional correria dos últimos dias. Assim, o comércio consegue atender ainda melhor toda a procura por presentes para esta data", comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre.
A maioria dos homens (64,2%) pretende pagar à vista o presente e 54,7% das mulheres respondeu que vai pagar a prazo. O total de compras à vista deve representar 53%. Destes, 73,3% pagarão com dinheiro.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.