Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Informe Dieese-RS - Piso Regional: respostas ao receio dos empresários

por |
O temor de que as micros e pequenas empresas não conseguissem arcar com o peso do piso em suas folhas de pagamento também não é verdadeira.

O receio inicial que a implantação do piso regional resultaria em um aumento no custo de trabalho, conduzindo ao crescimento da informalidade e das taxas de desemprego não se concretizou. No período de 2001 a 2011 na Região Metropolitana de Porto Alegre o emprego com carteira assinada cresceu 45%, a taxa de desemprego caiu 50% e o rendimento médio real dos assalariados que pertencem ao grupo dos 25% mais pobres cresceu 27%.

Além disso, o temor de que as micros e pequenas empresas não conseguissem arcar com o peso do piso em suas folhas de pagamento também não é verdadeira.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, nos primeiros 6 meses de 2012, as micro empresas do setor industrial (até 19 empregados) foram responsáveis por 64% do total das contratações industriais e por um salário médio superior a empresas de maior porte. No comércio, as microempresas (até 9 empregados) foram as responsáveis pela contratação neste ano, visto que as empresas maiores, na sua maioria, o saldo é negativo.

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Carregando as notícias