Informe Dieese-RS - Piso Regional: respostas ao receio dos empresários

O temor de que as micros e pequenas empresas não conseguissem arcar com o peso do piso em suas folhas de pagamento também não é verdadeira.

O receio inicial que a implantação do piso regional resultaria em um aumento no custo de trabalho, conduzindo ao crescimento da informalidade e das taxas de desemprego não se concretizou. No período de 2001 a 2011 na Região Metropolitana de Porto Alegre o emprego com carteira assinada cresceu 45%, a taxa de desemprego caiu 50% e o rendimento médio real dos assalariados que pertencem ao grupo dos 25% mais pobres cresceu 27%.

Além disso, o temor de que as micros e pequenas empresas não conseguissem arcar com o peso do piso em suas folhas de pagamento também não é verdadeira.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, nos primeiros 6 meses de 2012, as micro empresas do setor industrial (até 19 empregados) foram responsáveis por 64% do total das contratações industriais e por um salário médio superior a empresas de maior porte. No comércio, as microempresas (até 9 empregados) foram as responsáveis pela contratação neste ano, visto que as empresas maiores, na sua maioria, o saldo é negativo.

Clique [aqui](/arq/legado/2012-2013Piso Regional.pdf) e confira a tabela.