Informe Dieese-RS: Comércio gaúcho cresce 12,8 por cento no primeiro trimestre de 2012
Jousi Quevedo

As taxas de crescimento são reais, ou seja, já descontada a inflação.

O volume de vendas no varejo gaúcho registrou alta de 12,8% nos primeiros três meses de 2012 em relação a igual período do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE). O resultado revela a ligeira aceleração do consumo das famílias nos primeiros meses do ano. Nos últimos dozes meses, o comércio cresceu 7,8%. Vale dizer, que ambas as taxas de crescimento são reais, ou seja, já descontada a inflação.

Dos 11 segmentos do comércio, somente veículos, motos, partes e peças registrou retração em 2012 (-2,8%). O destaque de aumento nas vendas fica por conta de  equipamentos e material de escritório e informática (32,2%), móveis e eletrodomésticos (15,9%) e hiper e supermercados (11,9%) Gráfico 1. As duas principais determinantes do setor, renda e crédito, continuam crescendo. Só nos últimos doze meses, o volume de crédito aumentou 18%, atingindo 49,3% do PIB em março último. Ao mesmo tempo, a massa de rendimentos reais dos assalariados nas regiões  metropolitanas  teve acréscimo real de 1,3%.

Para este ano, alguns fatores devem impulsionar a atividade comercial: o processo de redução das taxas de juros, iniciado em agosto do ano passado, a retirada de parte das medidas de restrição ao crédito; a adoção de incentivos fiscais para o consumo de bens duráveis, como alguns produtos da linha branca; a utilização do FGTS para compra de material de construção, bem como o  aumento real de 7,5% do salário mínimo, em vigor desde janeiro.

Leia a nota clicando aqui.

Voltar pro topo