Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Informe Dieese-RS: Comércio gaúcho cresce 12,8 por cento no primeiro trimestre de 2012
por Jousi Quevedo | As taxas de crescimento são reais, ou seja, já descontada a inflação.
O volume de vendas no varejo gaúcho registrou alta de 12,8% nos primeiros três meses de 2012 em relação a igual período do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE). O resultado revela a ligeira aceleração do consumo das famílias nos primeiros meses do ano. Nos últimos dozes meses, o comércio cresceu 7,8%. Vale dizer, que ambas as taxas de crescimento são reais, ou seja, já descontada a inflação.
Dos 11 segmentos do comércio, somente veículos, motos, partes e peças registrou retração em 2012 (-2,8%). O destaque de aumento nas vendas fica por conta de equipamentos e material de escritório e informática (32,2%), móveis e eletrodomésticos (15,9%) e hiper e supermercados (11,9%) Gráfico 1. As duas principais determinantes do setor, renda e crédito, continuam crescendo. Só nos últimos doze meses, o volume de crédito aumentou 18%, atingindo 49,3% do PIB em março último. Ao mesmo tempo, a massa de rendimentos reais dos assalariados nas regiões metropolitanas teve acréscimo real de 1,3%.
Para este ano, alguns fatores devem impulsionar a atividade comercial: o processo de redução das taxas de juros, iniciado em agosto do ano passado, a retirada de parte das medidas de restrição ao crédito; a adoção de incentivos fiscais para o consumo de bens duráveis, como alguns produtos da linha branca; a utilização do FGTS para compra de material de construção, bem como o aumento real de 7,5% do salário mínimo, em vigor desde janeiro.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.