Informe DIEESE RS: Balanço das Negociações Salariais do RS em 2010

As negociações salariais revelaram que 87,1% das convenções coletivas de trabalho resultaram em ganho real para os trabalhadores.

O DIEESE divulgou o Balanço das Negociações Salariais no RS em 2010. As negociações salariais revelaram que 87,1% das convenções coletivas de trabalho resultaram em ganho real para os trabalhadores, com aumentos que superaram a reposição das perdas em cada data-base. Em 2009, 85,7% das categorias conseguiram ganho real além da variação do INPC-IBGE. Os dados refletem o ambiente de crescimento econômico do país e a manutenção da inflação em baixos patamares.

Confirmando a tendência já apontada por ocasião do balanço das negociações do primeiro semestre, os reajustes salariais em 2010 lograram em sua maioria resultados reais, refletindo o ambiente de crescimento econômico do país e manutenção da inflação em baixos patamares.

As negociações salariais realizadas no Rio Grande do Sul revelaram que 87,1% das convenções coletivas de trabalho resultaram em ganho real para os trabalhadores, ou seja, fixaram índices de reajustes superiores aos percentuais necessários à reposição de perdas salariais em cada data-base.

Em 10,0% dos casos, o reajuste foi igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo IBGE, do período. O resultado observado foi melhor que no ano anterior, em que 85,7% das categorias conseguiram ganho real.

Quando se considera a distribuição dos reajustes salariais iguais e inferiores à variação do INPC-IBGE, observa-se que em 10,0% foi igual ao INPC e 2,9% foi inferior. Em 2009, foram 11,4% e 2,9%, respectivamente.