Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Inflação semanal cai pela quinta vez consecutiva em Porto Alegre

por |
Variação que era de 0,41% no início de novembro passou para 0,28%.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de Porto Alegre teve variação de 0,28% na apuração realizada na segunda semana de novembro de 2012. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado foi 0,13 ponto percentual inferior ao divulgado na primeira semana do mês, de 0,41%. Esta é a quinta queda consecutiva do índice na Capital.

De acordo com o levantamento, cinco das oito classes de despesa componentes do IPC-S apresentaram desaceleração em suas taxas de variação, mesmo número da última semana. O grupo de Alimentação puxou a queda, cujo índice variou de 0,86% para 0,11%. A categoria de Despesas Diversas também sofreu desaceleração considerável, passando de 1,11% para 0,41%.

As pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Educação, Leitura e Recreação (1,34%), Transportes (0,47%), Despesas Diversas (0,41%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,39%) e Vestuário (0,33%).

O IPC-S no Brasil registrou variação de 0,35%, o que indica 0,08 ponto percentual abaixo da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas pela FGV tiveram queda em suas taxas de variação. Salvador manteve o mesmo índice, de 0,78%. Recife teve alta, passando de 0,58% para 0,65%.

Fonte: Correio do Povo

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Carregando as notícias