Inflação semanal cai pela quinta vez consecutiva em Porto Alegre
por Jousi Quevedo |
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de Porto Alegre teve variação de 0,28% na apuração realizada na segunda semana de novembro de 2012. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado foi 0,13 ponto percentual inferior ao divulgado na primeira semana do mês, de 0,41%. Esta é a quinta queda consecutiva do índice na Capital.
De acordo com o levantamento, cinco das oito classes de despesa componentes do IPC-S apresentaram desaceleração em suas taxas de variação, mesmo número da última semana. O grupo de Alimentação puxou a queda, cujo índice variou de 0,86% para 0,11%. A categoria de Despesas Diversas também sofreu desaceleração considerável, passando de 1,11% para 0,41%.
As pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Educação, Leitura e Recreação (1,34%), Transportes (0,47%), Despesas Diversas (0,41%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,39%) e Vestuário (0,33%).
O IPC-S no Brasil registrou variação de 0,35%, o que indica 0,08 ponto percentual abaixo da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas pela FGV tiveram queda em suas taxas de variação. Salvador manteve o mesmo índice, de 0,78%. Recife teve alta, passando de 0,58% para 0,65%.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.