Inflação oficial cai para 0,53% em janeiro em Porto Alegre

IPCA registrado pelo IBGE na Capital ficou abaixo da média nacional de 0,55%.

A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu para 0,53% em janeiro em Porto Alegre contra 0,67% no em dezembro. Os dados foram divulgados nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado da capital gaúcha no mês passado ficou abaixo da média nacional, de 0,55%.

No acumulado dos últimos 12 meses, Porto Alegre tem uma inflação de 5,43%, também abaixo do índice registrado no País, de 5,59%. No Brasil, a alta de 0,55% em janeiro foi a menor para o mês desde 2009, quando ficou em 0,48%. Em janeiro de 2013, o IPCA tinha sido de 0,86%.

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília.

Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 31 de dezembro de 2013 a 29 de janeiro de 2014 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2013 (base).

Fonte: Correio do Povo