Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Inflação oficial cai para 0,53% em janeiro em Porto Alegre

por |
IPCA registrado pelo IBGE na Capital ficou abaixo da média nacional de 0,55%.

A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu para 0,53% em janeiro em Porto Alegre contra 0,67% no em dezembro. Os dados foram divulgados nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado da capital gaúcha no mês passado ficou abaixo da média nacional, de 0,55%.

No acumulado dos últimos 12 meses, Porto Alegre tem uma inflação de 5,43%, também abaixo do índice registrado no País, de 5,59%. No Brasil, a alta de 0,55% em janeiro foi a menor para o mês desde 2009, quando ficou em 0,48%. Em janeiro de 2013, o IPCA tinha sido de 0,86%.

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília.

Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 31 de dezembro de 2013 a 29 de janeiro de 2014 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2013 (base).

Fonte: Correio do Povo

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias