Inflação em Porto Alegre sobe 0,52% na primeira prévia do mês

Resultado é 0,15 ponto percentual acima do levantamento anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) registrou variação de 0,52%, na apuração realizada na primeira semana de setembro de 2011, segundo apuração da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O resultado foi 0,15 ponto percentual (p.p.) superior ao divulgado na quarta semana de agosto, que foi de 0,37%. Nesta edição, seis das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre os quais se destacam os grupos: Saúde e Cuidados Pessoais, cuja taxas passou de 0,24% para 0,63%, e Vestuário, que variou de -0,69% para -0,33%.

Segundo a FGV, a análise deste resultado mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Alimentação (1,31%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,63%). Mostra também que se situaram em nível abaixo da variação média os grupos: Educação, Leitura e Recreação (0,37%), Habitação (0,12%), Transportes (0,02%), Despesas Diversas (-0,09%) e Vestuário (-0,33%).

Fonte: ZH Dinheiro