Inflação em Porto Alegre mantém aceleração e sobre 0,64%

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre registrou variação de 0,64%, na apuração realizada na quarta semana de agosto. O resultado foi 0,22 ponto percentual (p.p.) superior ao divulgado na terceira semana de agosto, que foi de 0,42%. O IPCS/Porto Alegre foi divulgado nesta terça-feira (04) pela Fundação Getúlio Vargas.

Nesta edição, quatro das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Alimentação e Educação, Leitura e Recreação, cujas taxas passaram de 0,69% para 1,26%, e de 1,67% para 2,21%, respectivamente.

As pressões acima e igual à variação média foram exercidas pelos grupos: Educação, Leitura e Recreação; 2,21%, Alimentação; 1,26%, Saúde e Cuidados Pessoais; 0,91% e Habitação; 0,64%.  Ficaram situadas em nível abaixo da variação média os grupos: Despesas Diversas; 0,54%, Comunicação; 0,07%, Transportes; 0,07% e Vestuário; -2,26%.

Fonte: Fecomércio