Inflação desacelera e fica em 0,33% na terceira semana de setembro em Porto Alegre

IPC-S da capital gaúcha ainda ficou acima da média nacional, de 0,27%.

A inflação em Porto Alegre desacelerou na terceira semana de setembro. O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na capital gaúcha, apontou 0,33% no período, contra 0,47% da semana anterior. Nas sete cidades onde o índice é calculado, quatro apresentaram recuo nos preços. Além de Porto Alegre, Salvador  (de -0,06% para -0,08%), Recife (de 0,27% para 0,22%) e Rio de Janeiro (de 0,33% para 0,32%) tiveram queda. O acréscimo ocorreu em Belo Horizonte (de 0,29% para 0,37%), São Paulo (de 0,19% para 0,30%) e Brasília (de 0,32% para 0,33%).

Em Porto Alegre, a desaceleração no grupo Alimentação, que caiu de 0,67% para 0,22%, foi uma das principais contribuições, com destaque para a deflação nos preços da batata inglesa (-14,24), cebola (-13,34%) e tomate (-7,97%).

Na média brasileira, o IPC-S da terceira semana de setembro ficou em 0,27%, o mesmo índice do período anterior. Das oito classes de despesas analisadas no país, quatro apresentaram acréscimo em suas taxas de variação: Habitação (de 0,40% para 0,43%), Transportes (de -0,09% para -0,02%), Vestuário (de 0,47% para 0,65%) e Comunicação (de 0,03% para 0,14%).

Registraram decréscimo os grupos Educação, Leitura e Recreação (de 0,49% para 0,21%), Alimentação (de 0,23% para 0,20%) e Despesas Diversas (de 0,28% para 0,22%). O grupo Saúde e Cuidados Pessoais repetiu a taxa de variação verificada na última apuração, de 0,43%.

Fonte: Zero Hora