Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Índice de Desenvolvimento Econômico do RS avança 0,5% em 2009

por |
O resultado confirma um novo recorde histórico do Idese, que, desde 2000, apresenta melhoria contínua — incremento médio de 0,5% ao ano.

O Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese) do Rio Grande do Sul alcançou a marca de 0,776, representando um avanço de 0,5% em relação a 2008 (0,772). O resultado confirma um novo recorde histórico do Idese, que, desde 2000, apresenta melhoria contínua — incremento médio de 0,5% ao ano.

Caxias do Sul (foto) lidera o ranking, com um Idese de 0,858 em 2009 (0,2% superior aquele de 2008), tendo apresentado elevação de 2,5% no bloco Educação e estabilidade no bloco Saneamento e Domicílios. Já os blocos Renda e Saúde apresentaram retração no período (-1,3% e -0,5% respectivamente). A cidade apresenta todas as dimensões com indicadores acima de 0,800 — que é considerado alto desenvolvimento.

A lista de classificação dos municípios gaúchos é seguida, na ordem, por Esteio (0,846), Canoas (0,840) e Porto Alegre (0,838). A Capital do Estado, apesar de ter registrado crescimento de 0,4% no Idese, cedeu a terceira posição, em 2009, para Canoas, que incrementou seu Idese em 0,9%. Para Porto Alegre, o principal destaque foi a elevação do bloco Educação, com variação de 3,0%, enquanto os demais blocos se retraíram (Renda, -1,0%; Saneamento e Domicílios, -0,1%; e Saúde, -0,1%). Veja a análise dos dados, divulgados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), clicando aqui.

Fonte Jornal do Comercio

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Carregando as notícias