Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Impostos chegam a mais de 60% do preço de itens de festa junina, diz IBPT

por |
Carga tributária é mais alta no caso do quentão, de 61,56%. Até imagem de santo é tributada: 51,52% do preço são impostos.

A carga tributária brasileira não poupa nem as festas juninas. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o peso dos impostos pode chegar a mais de 60% dos preços dos principais produtos consumidores nessas festas.

No preço do quentão, a carga tributária representa 61,56% do preço. O mesmo percentual aparece nos fogos de artifícios. No caso do vinho, os impostos são 54,83%.

As "comidinhas" também tem alta carga de impostos: na pipoca, os impostos são 36,54% dos preços. A carga é de 35,38% na canjica e de 24,07% no pinhão.

Outras bebidas consumidas nas quermesses também pagam impostos altos: 55,60% na cerveja; 46,47% na garrafa de refrigerante e 44,55% no produto em lata. Além disso, quem quiser se vestir a caráter pagará 38,53% de tributos na calça jeans, 34,67% na camisa xadrez e 33,95% no chapéu de palha.

Até a imagem de santo é tributada: 41,52% do preço do produto vai para os cofres do governo.

Fonte: G1

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias