Impostos chegam a mais de 60% do preço de itens de festa junina, diz IBPT
por Gabriella Oliveira | Carga tributária é mais alta no caso do quentão, de 61,56%. Até imagem de santo é tributada: 51,52% do preço são impostos.
A carga tributária brasileira não poupa nem as festas juninas. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o peso dos impostos pode chegar a mais de 60% dos preços dos principais produtos consumidores nessas festas.
No preço do quentão, a carga tributária representa 61,56% do preço. O mesmo percentual aparece nos fogos de artifícios. No caso do vinho, os impostos são 54,83%.
As "comidinhas" também tem alta carga de impostos: na pipoca, os impostos são 36,54% dos preços. A carga é de 35,38% na canjica e de 24,07% no pinhão.
Outras bebidas consumidas nas quermesses também pagam impostos altos: 55,60% na cerveja; 46,47% na garrafa de refrigerante e 44,55% no produto em lata. Além disso, quem quiser se vestir a caráter pagará 38,53% de tributos na calça jeans, 34,67% na camisa xadrez e 33,95% no chapéu de palha.
Até a imagem de santo é tributada: 41,52% do preço do produto vai para os cofres do governo.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.