Guy Ryder é eleito diretor geral da OIT; Nilton Neco participa do processo eleitoral

O presidente do Sindec-POA atua como conselheiro administrativo pela bancada dos trabalhadores na OIT.

Nesta segunda-feira ocorreu a eleição para a direção geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que consagrou ao cargo de diretor-geral o inglês Guy Ryder. Ele era apoiado pela bancada dos trabalhadores no organismo internacional.

O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou do processo eleitoral na sede da OIT, em Genebra, na Suíça. Depois de seis rodadas de eleição, saiu o resultado: 30 votos a favor e 26 contra, ao concorrente.

"Esta é uma eleição histórica, porque é a primeira vez que um legítimo representante dos trabalhadores se elege ao cargo máximo da OIT. Os trabalhadores estão de parabéns", comemorou Neco.

O diretor executivo para Normas internacionais do trabalho da OIT, Guy Ryder, esteve na Força Sindical, para fazer o lançamento oficial de sua candidatura ao cargo de Diretor-geral da OIT e pedir o apoio da Central.

Na ocasião, estiveram presentes no encontro o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza da Silva, Neco; Nair Goulart, presidente da Força Sindical/BA; Herbert Passos, secretário-adjunto para o Mercosul e África; Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais; Edson Dias Bicalho, representante do Mercosul da Força Sindical; Cláudio Aureliano Moreira, diretor do Sintracon-SP. Também estave presente Victor Baez, secretário geral da CSA.

Segundo Neco, Guy Ryder sempre teve uma posição equilibrada de entender a composição política e ideológica do movimento sindical. “A Força Sindical está engajada na campanha do companheiro que irá defender os interesses dos trabalhadores”.